Leitura em Números] Instituto Ecofuturo lança compêndio com os dados da leitura no Brasil

Para comemorar o seu 14º aniversário (em 2013), o Instituto Ecofuturo lançou o compêndio “Leitura em Números”, que traz um amplo cenário dos hábitos de leitura no Brasil a partir de diferentes bases de dados

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Segundo a equipe, “o compêndio Leitura em números é um levantamento intenso de todos os dados disponíveis em pesquisas nacionais e internacionais sobre o hábito de leitura do brasileiro, produzido no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Instituto Ecofuturo e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). Sua estrutura foi pensada para direcionar o usuário em todas as grandes questões sobre a temática da leitura no Brasil, facilitando a navegabilidade entre os temas. O objetivo é contribuir com a identificação de fragilidades e oportunidades no processo de desenvolvimento da leitura ao seu redor ou no âmbito do seu trabalho.” 

Dois dados chamaram a minha atenção. O primeiro é do Instituto Pró-Livro que identificou as duas leituras principais feitas pela população com 5 anos ou mais, entre 2007 e 2011: Revistas e Jornais. Veja gráfico abaixo:

Gráfico retirado do compêndio.
Gráfico retirado do compêndio.

Outra informação importante é do INAF (Instituto Paulo Montenegro), que apontou que as partes do jornal que a população de 15 a 64 anos costuma ler (entre aqueles que costumam ler jornal) são as notícias locais, seguidas das nacionais (ver gráfico abaixo), o que comprova a preocupação das pessoas com o que acontece ao seu redor, no seu espaço, na sua comunidade.

Gráfico retirado do compêndio.
Gráfico retirado do compêndio.

A síntese traz dados resultantes de pesquisas realizadas entre os anos 2000 e 2011. Sabemos que com a criação cada vez mais rápida de aplicativos/softwares que facilitam a leitura de impressos (jornais, revista e livros) em outros dispositivos além do papel e a produção em larga escala de conteúdo para internet, alguns dados podem ter sofrido alteração nesses dois anos subsequentes, contudo, é um rico material que não pode ser ignorado por quem trabalha com leitura no âmbito escolar e social, em diversas plataformas e contextos sócio-econômicos. Como bem coloca a equipe responsável pelo material, “esta ferramenta poderá ser utilizada como mais um recurso para identificar fragilidades e oportunidades no processo de desenvolvimento da leitura ao seu redor ou no âmbito do seu trabalho”.

Baixe aqui o compêndio “A Leitura em Números”.

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