Jovens aprendem conceitos de empreendedorismo e criam miniempresa 

Os adolescentes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Ponta Grossa-PR), através do Programa Miniempresa da Junior Achievement, montaram a miniempresa SurfSea e criaram o Waves, um protetor térmico para garrafas comuns de água, com o intuito de inspirar bons hábitos entre crianças, jovens e adultos, evitar o descarte incorreto e incentivar o reaproveitamento das garrafas. “Procuramos desenvolver nas pessoas a vontade de querer cuidar melhor da saúde, ingerindo mais água ao longo do dia. Cuidar da saúde e do meio ambiente, esse é nosso propósito”, explica a presidente da SurfSea, Rafaela Zambrzycki Pauzer.

surfsea-04
Os miniempresários da SurfSeaAmanda Nabozny, Lucas Becher e Rafaela Pauzer.

A equipe da miniempresa é composta por cerca de trinta adolescentes, que são auxiliados por empresários locais e pelo NEXA – Núcleo de Ex-Achievers da Junior Achievement, formado por jovens que participaram do programa em anos anteriores e decidiram continuar em contato com o empreendedorismo. O NEXA possibilita o crescimento pessoal e oportuniza aos associados novas experiências, aprendizados, informações e contatos que podem servir como base para sua vida profissional.

surfsea-02
Encontro com o pessoal do NEXA.

Quem participa do Junior Achievement recebe orientação sobre os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método aprender-fazendo. A diretora de marketing e vendas da SurfSea, Suelen Banach de Freitas, garante que esse aprendizado está sendo valioso. “Antes de entrar no programa eu tinha uma visão sobre o empreendedorismo e de como seria administrar uma empresa. Agora vejo que é mais complicado, que precisa de uma atenção redobrada, e não apenas de técnicas, mas também de valores e virtudes”, ressalta.

surfsea-01
Os jovens participam ativamente da produção.

O miniempreário Ronaldo Adriano Viana destaca o quanto está aprofundando seus conhecimentos sobre todas as áreas de uma empresa. “Dificuldades e contentamentos, como de um empresário, foram vividas. Todas as experiências me fizeram crescer mais e perceber que tenho um grande potencial, e que quando temos força de vontade, podemos tudo”, afirma.

Além de empreendedorismo, os adolescentes estão aprendendo a importância do trabalho em equipe. “Estamos formando um novo pensamento sobre união, dedicação, planejamento e não há duvidas de que isso nos abrirá muitas portas”, acredita a jovem Stephany de Macedo Mendes.

Conheça melhor o trabalho dos miniempresários da SurfSea:
Fan Page (facebook.com/SurfSea), Instagram (Surfseame), Twitter (@SurfSeaME), Blog (surfsea2015.blogspot.com.br), E-mail: surfsea2015@gmail.com.

O produto

surfsea-06

O Waves conserva a temperatura de garrafas comuns de água e é confeccionado de forma sustentável a partir de um tecido chamado Neoprene, que também é utilizado para a produção de trajes de mergulho. O miniempresários afirmam que estão tendo uma boa aceitação de crianças, estudantes e praticantes de esportes.

 

 

Sobre a Junior Achievement

É uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente, está presente em 120 países e, no Brasil, possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal.

Os Projetos da Junior Achievement são desenvolvidos através de parcerias de sucesso com empresas brasileiras, visando a expandir, com excelência, a educação empreendedora, beneficiando um número cada vez maior de jovens. São desenvolvidos em escolas públicas e particulares em todo o País.

Mais informações no site: www.jabrasil.org.br.

 

rafaela-pauzer“O programa, sem dúvidas, tem trazido avanços para nosso futuro, nos revelando conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. A cada jornada aprendemos algo novo, como trabalhar em equipe e superar crises. É uma experiência maravilhosa e que está nos preparando para o ingresso no mercado de trabalho” (Rafaela Zambrzycki Pauzer – Presidente da SurfSea).

Voltar ao topo
Plugin for Social Media by Acurax Wordpress Design Studio
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram