Jogos Virtuais] Equipe de pesquisadores cria o “Ludo Educa Jogos”

Os jogos são uma boa alternativa ao modelo de ensino tradicional, com alunos ouvindo seus professores e tomando nota. Quando jogam, os alunos não sentem que estão estudando, mas, mesmo assim, estão aprendendo.

Desde a criação, o portal já teve mais de 3 milhões de acessos. Créditos: Marcos Santos / USP imagens
Créditos: Marcos Santos / USP imagens

(Texto: Gabriela Malta Felix, do USP Online – gabriela.malta.silva@usp.br | Edição: Talita Moretto)

Ensinar aos jovens os benefícios de uma alimentação saudável, alertar sobre os perigos da dengue e incentivar o cuidado com o meio ambiente nem sempre são tarefas fáceis para professores e pais. Identificando a carência de boas soluções nesse campo, uma equipe formada por alunos e professores de grandes universidades paulistas, sendo elas:  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP), fundou o portal Ludo Educa Jogos (www.ludoeducajogos.com.br), que reúne jogos que pretendem educar enquanto divertem.

O site surgiu em 2010, por iniciativa do professor Elson Longo, da Unesp, e conta com o apoio do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um centro de pesquisa científica e tecnológica financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Segundo Longo, o objetivo inicial do projeto era auxiliar os jovens que estavam prestando vestibular. Surgiu, então, o primeiro jogo do portal, o LudoEducativo. Como em um jogo de tabuleiro, o participante ia respondendo perguntas e avançando na brincadeira. As perguntas, porém, reuniam conteúdo do terceiro ano do ensino médio, divididas por matérias. Atualmente, o portal conta com opções para estudantes das demais séries do ensino médio e também para alunos do ensino fundamental.

Créditos: Marcos Santos / USP imagens
Créditos: Marcos Santos / USP imagens

O portal também é uma ferramenta para os professores. O histórico de questões respondidas pelo jogador é salvo no sistema e, assim, os professores cadastrados podem ver o desempenho de seus alunos, acompanhar como foi o aprendizado e identificar alguma falha no processo. Atualmente, há pelo menos um professor de cada Estado do Brasil cadastrado (cerca de 150 professores).

O Ludo Educa Jogos não está voltado apenas para o conteúdo escolar. Também reúne jogos sobre os seguintes temas: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação Alimentar, Raciocínio e Matemática e Combate à Dengue.  “Se andarmos pelas ruas, é possível perceber que a alimentação da população não anda bem. Os nossos jogos sobre alimentação saudável pretendem ensinar às crianças que comer doces e gorduras não faz bem, além de estimulá-las a se alimentar melhor, consumir frutas e verduras, e se sentir bem por isso”, explica Longo.

O site já registra mais de 3 milhões, resultado que, segundo os idealizadores, se deve à iniciativa de aliar aprendizagem e interatividade.

Fonte: Agência USP (agenusp@usp.br)

Compartilhe!

1 thought on “Jogos Virtuais] Equipe de pesquisadores cria o “Ludo Educa Jogos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *