Jogo virtual trabalha princípios dos direitos humanos

O Senac São Paulo e a Associação Palas Athena lançaram, em fevereiro deste ano, o jogo virtual Diário de Amanhã, que pode ser trabalhado em sala de aula, mesmo sem acesso à Internet.

Com chancela da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o recurso usa situações cotidianas para propor a reflexão, a discussão e a prática dos princípios apresentados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A ferramenta surgiu a partir da necessidade de encontrar uma maneira leve e criativa para aproximar as discussões da realidade de adolescentes e jovens.

“É uma maneira de contribuir para o esclarecimento, a divulgação e o engajamento na defesa dos direitos humanos, para que cada pessoa possa encontrar no seu cotidiano um jeito de colocar em prática o que vai expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e não se calar ante as injustiças que testemunha” (texto de apresentação do jogo).

O Diário de Amanhã combina interações virtuais na ferramenta e o trabalho presencial em equipe. Antes de começar a atividade, o educador deve dividir a turma em  grupos, que podem criar um nome e escolher um avatar, com opções que contemplam diferentes visuais, etnias, tons de pele e cabelos.

Imagem reproduzida do jogo Diário de Amanhã.
Imagem reproduzida do jogo Diário de Amanhã.

Na tentativa de estimular o engajamento dos alunos e trazer uma abordagem mais contextualizada, a segunda fase do jogo propõe uma sequência de doze missões, em que são apresentadas manchetes fictícias que estariam nas capas dos jornais do dia seguinte. Com notícias ligadas a violações de direitos, como exploração sexual, bullying e discriminação, a tarefa dos jogadores é evitar que essas situações aconteçam, para isso, eles devem selecionar alternativas com ações que atuam na defesa dos direitos humanos. A ideia é mostrar que cada um pode contribuir de alguma forma para a melhoria de determinada situação

Com o intuito de ser viabilizado em qualquer tipo de escola ou organização, até aquelas que não contam com infraestrutura e conectividade, o jogo está disponível para download gratuito, com funcionamento off-line. Basta preencher um cadastro na página da instituição.

Com informações do site Porvir.

Voltar ao topo
Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram