Game para jovens promote uma navegação segura

Jogo eletrônico educativo “Galáxia Internet” é lançado durante comemoração de três anos da Parceira para a Proteção da Criança e Adolescente no Brasil

A Parceria para a Proteção da Criança e Adolescente – CPP Brasil (Child Protection Partnership, em inglês), o Instituto Internacional para os Direitos e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (IICRD), o Instituto Paramitas e a Plan Brasil lançaram um jogo eletrônico educativo destinado a crianças entre 7 e 12 anos de idade. O game, chamado ‘Galáxia Internet’, buscar sensibilizar o público infantojuvenil sobre os riscos do universo on-line e orientá-lo sobre formas de navegação segura. O jogo foi apresentado durante o evento comemorativo dos três anos da CPP no Brasil, realizado dia 15 em São Paulo.
“A produção do game faz parte da estratégia de atuação da CPP, que busca envolver crianças e adolescentes, enquanto grandes conhecedores das TICs, na construção de soluções de prevenção e proteção. Desse modo, eles são estimulados a ter participação ativa em sua proteção, tanto virtual quanto real”, avalia a diretora da CPP Internacional, vice-diretora e diretora jurídica do IICRD, Suzanne Williams. A CPP tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de sistemas de proteção já existentes e para a elaboração de novas políticas públicas de proteção de crianças e adolescentes, por meio de atividades como a capacitação de agentes de aplicação da lei. Esse trabalho é desenvolvido em conjunto com poder público, polícia, proprietários de lan houses e organizações não-governamentais.
A proposta de criar esse jogo surgiu de crianças e adolescentes, quando consultados pela CPP sobre a melhor forma de conscientizar o público infantojuvenil sobre o uso seguro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Adolescentes participantes de projetos desenvolvidos em parceria com a CPP também foram envolvidos em pilotagens do jogo durante sua elaboração.
Em um ambiente 2D, por meio de 16 atividades, os jogadores do ‘Galáxia Internet’ terão contato com temas como, utilização de redes sociais e comunicadores instantâneos, cyber bullying, vírus, dicas de navegação em lan houses, divulgação de fotos, chats, envio e recebimento de emails e sistemas de busca na Internet.
 O jogo, que está em fase final de testes, estará disponível online e sua utilização será gratuita. Também será distribuído em DVD diretamente a educadores por meio de parcerias. Outros materiais educativos estão sendo desenvolvidos para serem utilizados por educadores, pais, professores, proprietários de lan houses, monitores de centros de inclusão digital e demais profissionais que trabalham com crianças e adolescentes.
Fonte: Portal Pró-Menino

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *