FUJA] Jornal escolar online incentiva a participação social
Professora de uma escola estadual de Ponta Grossa criou, no ambiente virtual, um espaço para a expressão dos alunos. O “Função Coruja” está dando oportunidade para os jovens revelarem seu cotidiano dentro e fora da escola
Por Alana bastos (Corujinha e Jovem Repórter)
O projeto ‘Função Coruja, é notícia de aprendiz – FUJA’ surgiu com o propósito de descobrir alunos talentosos nas salas de aula. Iniciou quando a jornalista Talita Moretto apresentou o Programa Jornal e Educação Projeto Vamos Ler às professoras Sandra Mara Maciel e Lídia Teleginski, do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa. Desde então, os dois projetos estão ligados através de um terceiro, o projeto Jovem Repórter, que também é coordenado por Talita. Inúmeros trabalhos e notícias, produzidos por alunos e professores, foram publicados na página JM na Educação (no Jornal da Manhã) e no blog do FUJA (fujaenoiz.blogspot.com), durante esse ano.
O FUJA conta com a participação de alunos ‘Corujinhas’, orientados pela professora das disciplinas de Ciência e Matemática, Sandra. “Já trabalhei com jornal impresso no inicio da minha carreira profissional como professora. É muito bom voltar com esta prática, agora expondo os trabalhos de forma mais ampla, não só os acontecimentos de dentro da escola, mas também do lugar onde os alunos moram e frequentam e, melhor ainda, trabalhos produzidos por eles”, fala.
O trabalho com o jornal impresso foi iniciado no Colégio em 2010 quando a professora de Língua Portuguesa, Lídia, escreveu seu projeto para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) – ‘Os Gêneros Jornalísticos a serviço da construção do sujeito e da cidadania’ – tendo em vista a dificuldade ao acesso à informação por meio do jornal impresso em nossa região e a preocupação em fazer com que os alunos se interessem e se sintam motivados a buscar novos conhecimentos.
Para o professor de História e Sociologia, Marcelo kloster, “o jornal é um importantíssimo meio de comunicação. A função do jornal é expor ao público tudo o que acontece, ou aconteceu, de bom e de ruim na sociedade. Porém, as pessoas precisam ter acesso a esse meio”.
“Atualmente, a busca pela informação através do jornal impresso tornou-se hábito para muitos no colégio porque através do Vamos Ler recebemos exemplares da edição do dia [uma vez na semana] para o desenvolvimento de atividades e também para incentivar ainda mais a leitura”, destaca Lídia.
Os reflexos educacionais são percebidos através do interesse dos alunos, professores e demais envolvidos no trabalho, que estão sempre na expectativa pela valorização de suas produções publicadas no jornal. Em 2013, os professores desejam manter o projeto e contemplar outras mídias.
Conheça os Corujinhas e Jovens Repórteres:
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O texto também foi publicado na página JM na Educação, no Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR), em 13 de novembro de 2012.