Eu Leio Brasil] Escritora cria petição para valorizar a literatura nacional

Com o objetivo de buscar um espaço maior para autores brasileiros nas livrarias, assim como incentivar a leitura de títulos nacionais, escritora criou o movimento “Eu Leio Brasil”

Eu-Leio-Brasil

 

Por Talita Moretto

A escritora brasiliense Janaina Rico, preocupada com a situação da literatura nacional que, segundo ela, não está recebendo a valorização merecida, ficando atrás de obras estrangeiras, resolveu criar um manifesto para chamar a atenção dos leitores. O movimento ganhou o nome de “Eu leio Brasil” e ficou popular através de uma petição on-line que já conseguiu mais de 1300 assinaturas. O registro será levado para as grandes editoras e redes de livrarias do país como forma de reivindicar uma maior divulgação dos livros nacionais.

Janaina coloca que ao entrar em qualquer livraria é notável a diferença de tratamento das obras; ficam em destaque apenas as que vêm do exterior. “O marketing das grandes editoras apontam todos os seus canhões para cinquenta tons de estrangeirismo, enquanto o verde e amarelo fica ofuscado sob o cinza. Ora, não podemos esquecer que para cá vêm os best-sellers que já passaram por uma pesada campanha de publicidade no exterior”, justifica.

Para ela, a dinâmica é clara: o consumidor comum entra em uma livraria procurando uma capa que lhe chame a atenção, ou uma história que se destaque no meio das outras, neste sentido, é impossível que um livro escondido no meio da prateleira seja visto. “Quando, pelo menos, fica em um canto escondido na livraria, pois, a maioria das vezes, os títulos nacionais nem chegam às estantes das grandes redes”, lembra.

A escritora optou por mobiliza as pessoas pela conscientização, passando informações, muitas vezes desconhecidas, a respeito das dificuldades que a literatura nacional enfrenta. “A grande maioria do público não sabe que é praticamente impossível um livro nacional virar best-seller”, revela. Ela pretende organizar outras ações, como palestras e workshops, com o intuito de mostrar quem são os escritores brasileiros e quais são suas obras. “Longe de mim pedir para que as pessoas só leiam os nacionais. Adoro Marians, Sophias e Stephanies e quero muito continuar a lê-las. Mas quero chegar em uma livraria e ter o direito de escolha entre elas e as Vanessas, Leilas e Carinas, e Janainas também”, explica.

O texto completo da petição pode ser lido no site particular da escritora: www.janainarico.com.br, e o movimento pode ser acompanhado na Fan Page no Facebook.

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *