Estudantes participam de oficina de charges
Lembram daquela turminha do 2º ano 2º ciclo ‘A’ da E. M. Dr. Fulton Vitel B. de Macedo (Ponta Grossa/PR) que conquistou o primeiro Prêmio Mundial para Jornal Escolar sobre Liberdade de Impresa, da Young Readers da Associação Mundial de Jornais? Pois bem, eles já ganharam o livro ‘O Jornal do Menininho’, o Passaporte de Leitura do Ecofuturo ‘Brincar de Ler’, participaram de oficina de texto, de oficina de foto e, por fim, de uma oficina de charges, com o chargista do Jornal da Manhã, J. Robson.
O chargista, conhecido por ‘Sádico’, comenta que ficou impressionado como as crianças conhecem e compreendem todas as sessões do jornal e suas funções. “Elas tiveram muita facilidade em desenvolver as charges, algumas com uma visão crítica já bem explícita. Souberam se expressar de uma maneira bem natural, e trabalhando em grupo puderam debater suas opiniões e criar uma discussão bem interessante sobre as eleições”.
[slideshow]
Como a oficina aconteceu nas vésperas do segundo turno, a maioria das charges abordou o mesmo assunto: a troca de ofensas e a violência entre os candidatos à presidência. “Uma triste lembrança que essa nova geração vai levar dessas eleições”, lamenta o chargista. Os estudantes aprenderam o que é uma charge e o que faz dela interessante e crítica. Além disso, também tiveram a oportunidade de testar seus dons para a criação de ‘tirinhas’.