Estudantes imaginam como serão suas escolas em 3011

Com o objetivo de desenvolver a criatividade e estimular a imaginação dos alunos do 6º Ano da Escola Estadual Profº Edison Pietrobelli, em Ponta Grossa, a professora de História,  Dirceia de Oliveira, utilizou exemplares do Jornal da Manhã em uma ‘brincadeira’ envolvendo o presente e o futuro.

Os jovens foram conduzidos em uma pesquisa sobre o contexto histórico escolar do ano de 2011. “Pedi que reescrevessem com suas próprias palavras algumas notícias selecionadas, e depois escrevessem novamente, mas em outro contexto histórico. Eles foram levados a imaginar que eram arqueólogos no ano 3011 e encontraram jornais antigos em um prédio abandonado, estes jornais datavam de 2011”, explica a professora.

A atividade serviu para que os estudantes pudessem comparar as escolas de hoje com as suas ideias de como serão em 3011, apontando possíveis semelhanças e diferenças. Com isso, a professora conseguiu trabalhar diversos conteúdos de sua disciplina, como a importância da história, do historiador e do arqueólogo, nas pesquisas desenvolvidas sobre o homem e a sociedade. “Através desta atividade percebi que os alunos almejam escolas mais interativas e que as atividades que saem do seu cotidiano são muito mais aproveitadas. Nossos alunos não querem mais aulas de salivação e sim de interatividade, onde a prática e a teoria caminham juntas”, destaca Dirceia.

 Matéria publicada em 11 de agosto de 2011, na página “JM nas escolas” /  De Talita Moretto.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *