Estudantes escrevem sobre liberdade de imprensa
Ontem publiquei aqui sobre o Concurso de Jornais Escolares promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Falei sobre o jornal ‘Do Contra’ e o ‘Quarto Poder’. Agora compartilho vocês o jornal escolar ‘Geração Livre’, também produzido por alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa, mas sob a orientação dos professores Emilio Marcondes, Cláudia Mara Ackler e Andrea Maria Sikorski.
Para criar o ‘Geração Livre’, os alunos discutiram ditadura militar, censura, Woodstock, juventude, anos rebeldes, dentre outros assuntos relacionados ao tema liberdade de imprensa, dentro da Oficina de Aprendizagem ‘Contracultura’. As oficinas fazem parte da metodologia do Colégio, que estimula o desenvolvimento do trabalho em equipe. “Esta metodologia permite a interação e contribuição das diferentes áreas do conhecimento”, explicam os educadores.
A coordenação do Vamos Ler auxiliou o grupo através de uma explanação sobre liberdade de imprensa e com dicas para estruturar um jornal escolar. Com isso, os professores afirmam que foi possível associar “os conteúdos pragmáticos já estudados aos previstos, compartilhar informações entre os professores de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Arte e Química, enquanto os alunos analisavam semanalmente o Jornal da Manhã, projetando-se não como meros leitores, mas sim, como produtores”.
Os alunos pesquisaram, escrevam artigos e poemas, produziram notícias, e realizaram entrevistas. “O desafio em participar de um concurso de jornais escolares foi acolhido pelos estudantes como trabalhoso, mas prazeroso. Aos professores, uma grande oportunidade de realizar trabalhos interdisciplinares, mostrando que o compartilhar nos propicia conhecimentos que vão além das disciplinas”, esclarecem os professores.