Estudantes discutem o vandalismo na cidade

VANDALISMO: PROBLEMA QUE ATINGE A CIDADE

 Matéria publicada dia 31 de maio de 2011, na página JM nas Escolas (Jornal da Manhã), por Talita Moretto

Na edição do Jornal da Manhã do dia 24 de maio,  duas informações chamaram a atenção dos estudantes do 5º ano ‘A’ da Escola Municipal Ludovico Antonio Egg, em Ponta Grossa. A primeira, na coluna Fala Cidadão, um espaço para críticas, sugestões e manifestação de leitores, que na referida data trazia a reclamação ‘Túmulo é alvo de vandalismo em PG’. E  a outra, foi a notícia na página policial, ‘Delegado já possui pistas do autor de vandalismos’, sobre um indivíduo que arremessou uma pedra na porta da delegacia.

Percebendo o interesse dos alunos nos dois episódios, a professora Leandra do Rocio Poggere desenvolveu uma atividade a partir do tema ‘vandalismo’, por ser um grande problema que atinge a cidade. Leandra explica que após discutirem sobre os acontecimentos, cada aluno colocou seu ponto de vista ou contou sobre algum ato de vandalismo que já tinha presenciado, principalmente no próprio bairro. O objetivo principal do trabalho da educadora foi conscientizar os alunos quanto a esse problema.

Os alunos fizeram leitura, pesquisa e discussão sobre o assunto, e listaram os atos de vandalismo que ocorrem com mais frequência na cidade, quais seriam as causas desse tipo de comportamento e as prováveis soluções, analisando também as consequências desses atos.

A atividade foi realizada em sala de aula, e como tarefa de casa a professora pediu que os jovens questionassem a opinião dos pais sobre o tema. No dia seguinte, foram divididos em equipes e discutiram suas opiniões e dos familiares junto com os colegas.

No final do trabalho, cartazes foram confeccionados para ilustrar atos de vandalismo, as causas e as soluções, onde cada grupo apresentou o seu, expondo a opinião sobre o assunto. “O que me chamou mais atenção foi que tanto alunos quanto os pais viram a escola como uma das prováveis soluções para o vandalismo, colocando que a principal prioridade dos governos deveria ser com a educação, pois ela resolveria muitos problemas que ocorrem na sociedade”, comentou Lenadra. Ela destaca que também foi colocado como solução o papel dos pais na educação efetiva dos filhos: “Eles comentaram que os pais deveriam cobrar mais responsabilidade de seus filhos, exigir que frequentem a escola e que na idade certa procurem um trabalho”.

Alunos confeccionaram cartazes colocando causas e prováveis soluções para o vandalismo.

 Esse é mais um exemplo da influência da mídia na formação dos jovens. A partir de notícias de jornal os alunos ficaram conhecendo um problema sério que atinge a cidade em que moram; com a ajuda da professora conseguiram identificar situações semelhantes; debateram e refletiram sobre o assunto e, o principal, foram conscientizados de que vandalismo é uma ação violenta e indevida.

Para conhecer outros trabalhos como esse, acompanhe o site do Projeto Vamos Ler, e o perfil no Facebook.

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