Estudantes da UnB criam softwares para auxiliar na educação inclusiva
Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram três softwares educacionais, através do Projeto Participar, que prometem auxiliar na educação de jovens e adultos com deficiência intelectual

As ferramentas foram pensadas e desenvolvidas por uma equipe composta por estudantes e professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB, com uma consultoria pedagógica, visando atender às necessidades reais dos alunos. Como próprio nome do projeto já revela, o Participar nasce com o intuito de promover uma maior participação dos deficientes intelectuais na vida escolar e na social.
Apesar de os programas ainda estarem em configuração primária, podem ser extremamente úteis aos educadores que encontram dificuldades no seu dia a dia. Eles já são utilizados em 650 escolas públicas do Distrito Federal.
Os três programas foram pensados para serem executados em computadores mais antigos, que ainda estão presentes nos laboratórios de informática de muitas escolas no Brasil, com o objetivo claro de servir de apoio aos professores que trabalham com autistas e deficientes intelectuais em sala de aula.
Os programas estão disponíveis para download gratuito no site do Projeto Participar.
Confira mais sobre o funcionamento e a ideia desses softwares de alfabetização:
https://www.youtube.com/watch?v=ekFhsHU6dFY#t=31
>Texto escrito com base nas informações divulgadas no site da Nova Escola.
Republicou isso em Prof. Fernando S. Dantas.