Escolas têm mais internet que biblioteca, indica censo
Agência Estado, de 22 de dezembro de 2010 – As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Enquanto o investimento feito pelo governo federal em informática possibilita que quase 95% dos alunos de ensino médio já estejam em escolas com computadores com acesso à internet, a oferta de laboratórios de ciências e bibliotecas para esses mesmos estudantes é bem menor: 57% e 73,2%, respectivamente. Os dados constam do Censo Escolar 2010, divulgado na segunda-feira, dia 20, pelo Ministério da Educação.
O sistema de internet nas escolas cresceu rapidamente por causa de uma obrigação contratual das operadoras de telefonia que, para renovar a concessão, tiveram de se comprometer a instalar a banda larga em todas as escolas do País. Segundo o ministério, no primeiro semestre de 2011 todas as 62 mil escolas públicas terão acesso à internet. Entretanto, os laboratórios de ciências e as bibliotecas – que são bem mais simples e baratos, mas dependem exclusivamente de recursos do MEC – andam a passos bem mais lentos. As escolas que atendem os anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, são as que apresentam mais problemas. Apenas 30,4% delas têm bibliotecas e 7,6%, laboratórios.
Como existem muitas escolas rurais pequenas, a situação é um pouco melhor quando se leva em conta o número de alunos atendidos. Ainda assim, apenas 50% das crianças que estão aprendendo a ler e a gostar de livros são atendidas com bibliotecas. E 13,4% têm acesso a um laboratório de ciências. Nas séries subsequentes a situação melhora um pouco. Nos anos finais do ensino fundamental (do 6.º ao 9.º ano), quase 60% das escolas têm bibliotecas e elas atendem cerca de 65% dos estudantes. No ensino médio, 73,2% dos estudantes têm bibliotecas nas suas escolas.
Minha Reflexão: Com essa reportagem fica evidente a falta de investimento em educação no nosso país. Ter computadores com internet é bom? Claro! Ótimo! Mas a formação de um jovem está ligado ao seu nível de cultura, e a escola necessita de subsídios para formar esses jovens. Dar computadores a alunos cujos os professores não receberam formação adequada para fazer uso dessa tecnologia de forma educacional, para alunos que têm acesso restrito a livros, à leitura, é enganar toda uma população. Estão camuflando o ensino!