Entrevista] Alunos são repórteres por um dia
Professora faz com que o jornal saia pelos portões da escola para chegar até a comunidade, transformando estudantes em jornalistas em busca da opinião
Com o objetivo de avaliar como os familiares percebem o desenvolvimento do Projeto Vamos Ler no ensino, a professora da Escola Municipal Professor Plácido Cardon (Ponta Grossa), Idalina Neles, realizou uma atividade onde os alunos do 5º Ano A / Ensino Fundamental, entrevistaram seus pais. A educadora aplicou algumas perguntas em sala de aula, conversou com os estudantes sobre as respostas dadas, estimulou que compartilhassem experiências e orientou a criação de um questionário para os familiares responderem. Idalina comenta que as crianças e as famílias foram bem participativas. “Mais uma vez, acredito que os objetivos foram alcançados. As práticas de leitura, escrita e também o desenvolvimento da linguagem oral, no decorrer deste trabalho, foram bem produtivas”, destaca.
No momento em que a turma estava organizando os questionários, a professora sugeriu que pedissem à mãe de uma das alunas para que todos fossem até sua casa entrevistá-la. Convite aceito, a turma toda trabalhou na preparação das perguntas. “No dia e horário combinados, nos dirigimos à residência da entrevistada. Lá fomos muito bem recebidos e realizamos a entrevista. No momento seguinte, na nossa sala de aula, escrevemos um texto coletivo contando como foi e o que sentimos durante esta atividade”, explica Idalina.
Este trabalho permitiu explorar a expressão escrita e oral dos jovens, e incentivou que colocassem sua opinião sobre os assuntos diversos que fazem parte de seu cotidiano. “Expliquei para eles o quanto é importante nos posicionarmos e formularmos nossas opiniões, e que com o passar do tempo, com a aquisição de novos conhecimentos, podemos mudar essa opinião. Ressaltei também que devemos respeitar o ponto de vista dos colegas e saber argumentar. Até brincamos que a definição de que algo é ‘chato’ ou ‘legal’ não é suficiente, precisamos explicar melhor, justificar, dizer o porquê, para então defendermos nossa opinião”, enfatiza a professora.
Matéria publicada em 11 de outubro de 2011, na página “JM na Educação”, por Talita Moretto.