Encontro anual de coordenadores de PJE começou hoje

Começou hoje (17) e vai até 19 de agosto, em Salvador/BA, o Encontro Nacional de Coordenadores de Programas Jornal e Educação, realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). O anfitrião deste ano é o programa ‘A Tarde Educação’ – em atuação nas escolas da Bahia desde 1996 -, realizado pelo jornal A Tarde. O encontro é anual é reúne coordenadores de 63 programas existentes hoje no Brasil, para um momento de troca de experiências, atualização e renovação.
Amanhã, está programada uma visita à sede da Cipó Comunicação Interativa, e à Creche Monsenhor Luigi Giussani, bem como uma mesa-redonda sobre Políticas Públicas, com Fabiano dos Santos, diretor da área de Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MINC), e com Kleber Rocha, diretor de Fomento e Incentivo à Cultura (MINC). Também estará presente Leandro Fialho, consultor do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC).
O dia 19 foi destinado para discutir Cultura Digital, iniciando com uma palestra de Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e na sequência os coordenadores participarão de uma oficina com Priscila Gonzales, da Fundação Telefônica.
Este ano o evento será prestigiado por cerca de trinta coordenadores, de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
Coordenadores de Programas Jornal e Educação, de várias partes do Brasil

O que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) considera como um Programa Jornal e Educação (PJE)?
Toda e qualquer iniciativa levada a efeito por empresa a ela associada, que esteja comprometida com a promoção da leitura num sentido amplo e tenha como público-alvo estudantes de quaisquer níveis, segmentos de ensino e ou entidades que desenvolvam ações educativas, numa perspectiva efetiva de formar leitores críticos, fomento ao acesso à informação, construção da cidadania e participação social.
Qual o status do PJE dentro da estrutura da ANJ?
É a principal ação de responsabilidade social da Associação. Sua gestão e desenvolvimento integram as atribuições do Comitê de Responsabilidade Social ANJ.
Os PJEs podem ser classificados como ações de Responsabilidade Social Empresarial dos Jornais?
Sim. Este tipo de projeto é uma das ações que as empresas jornalísticas podem realizar em termos de investimento social privado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão presentes.
Qual deve ser a missão dos programas de Jornal Educação desenvolvidos pelas empresas associadas?
Apresentar o jornal como um recurso educacional e pedagógico mediador de fomento à leitura, que auxilia no aprimoramento da expressão oral e escrita, amplia e dá significado aos conteúdos escolares, estimula o pensar integral, desenvolve a reflexão crítica, possibilita uma melhor compreensão da realidade e estimula a atuação efetiva de educadores e educandos no contexto social.  (Fonte: www.anj.org.br/jornaleeducacao)

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *