Eleições 2012] Jovens debatem as atribuições dos políticos
Adolescentes aprendem sobre as responsabilidades de prefeito e vereadores e utilizam as notícias do Jornal da Manhã para acompanhar as propostas dos candidatos em Ponta Grossa
Por Talita Moretto
O período que antecede as eleições municipais 2012 está sendo importante para se abordar, com os jovens, a atuação política e a cidadania, como acontece no Centro de Referência de Assistência Social – Unidade Sabará, em Ponta Grossa. Os professores Marcelo Kaiut e Rafaela da Silva desenvolveram um trabalho acerca dos temas Juventude e Trabalho com os alunos do Programa Projovem Adolescente, um projeto de caráter sócio-educativo. Eles utilizaram charges e matérias jornalísticas sobre as eleições e candidatos à prefeitura de Ponta Grossa, publicadas nas edições de 28 de agosto, 04 e 11 de setembro do Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR).
A atividade foi realizada em quatro etapas. Na primeira, os adolescentes tiveram a oportunidade de usar o Centro de Inclusão Digital (CID), do bairro Santa Paula, para pesquisar sobre as atribuições dos políticos eleitos, o funcionamento da Câmara de Vereadores e as propostas dos candidatos à prefeitura da cidade. “Este momento se desenvolveu de maneira positiva, pois foi quando os adolescentes realizaram sua primeira pesquisa na web. O significado de ‘Internet’, para a maioria deles, estava restrito a Facebook, Orkut, MSN e demais redes sociais. Aqui eles entenderam a importância da pesquisa como também souberam fazer uso dos dados pesquisados”, comentam os professores. A etapa seguinte foi ler as notícias no jornal, para conhecer as atividades de campanha dos candidatos, e interpretar as charges relacionadas ao assunto.
[slideshow]
Após todo este processo de conhecimento e reflexão sobre a atuação política no período pré-eleições, os jovens se dividiram em grupos e formaram seus próprios partidos políticos. Nasceu então o ‘Partido Juvenil’ (PJ) e o ‘Partido Projovem’ (PPJ). Eles criaram logotipos, escolheram candidatos para representá-los, confeccionaram santinhos e elaboraram propostas que atendessem as necessidades da localidade onde residem. “Esta etapa foi fundamental para que eles pudessem perceber as necessidades do local onde vivem, relacionando-as com as atribuições de um prefeito ou vereador, baseados nas propostas dos candidatos na cidade”, esclarece Marcelo.
“Acredito que eles se conscientizaram sobre qual é a nossa participação no processo eleitoral. E o mais importante é que não esperaram que as informações viessem até eles, mas foram atrás delas, pesquisaram, e as transformaram em produto de conhecimento, participando de maneira ativa nas atividades”, destaca Rafaela.
——–
Texto originalmente publicado na página JM na Educação, no Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR), em 25 de setembro de 2012.