Educom e EducaRede

Abaixo, uma contribuição da colega de pós-graduação, Miriane Hokama:
“Os projetos Educom e Educarede são muito importantes para a formação de educadores na área de educomunicação.
O Educom, que nasceu em 1984 através do Laboratório de Estudos Cognitivos da Unicamp se disseminou no Brasil. O trabalho iniciado em mais de 400 escolas do estado de SP, sob a coordenação do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação – ECA/USP, entre 2001 e 2004, mostrou que o projeto estava no caminho certo. O objetivo era de buscar protagonismo nos Ecossistemas Comunicativos para a formação de uma comunidade mais crítica frente aos meios formais de multimídia. Desde lá muitos projetos como `Nas ondas do Ràdio` e de TV fazem a trajetória marcante da Educomunicação nas Escolas Púbicas.
RADIO JACARÉ – http://radiojacarefm.spaces.live.com/ é uma experiência linda de uma turminha da EMEI Abelardo Galdino Pinto – Piolim, da Secretaria Municipal de São Paulo inaugurada em maio deste ano. Vale a pena conferir.
EDUCAREDE – Como projeto da Fundação Telefônica e sob a coordenação pedagógica da POLI/USP mantém um portal totalmente voltado para os trabalhos e projetos educomunicativos envolvendo professores e alunos. Cito alguns como exemplo:
MINHA TERRA – Comunidade virtual para professores.
NOSSA ESCOLA TEM HISTÓRIA – Em parceria com a Secretaria de Educação de SP e o Museu da Pessoa valoriza e resgata a história.
AULAS HOSPITALARES – Com a ajuda da tecnologia, a Rede leva atendimento educacional à criança internada como reforço à educação psico-afetiva.
Segundo dados do relatório Information Economy Report divulgado pela ONU, países com problemas de infra-estrutura têm como acesso à tecnologia o celular. Exemplo é o Suriname com 146 assinaturas de celular para cada 100 habitantes, sendo que o Brasil tem 89.
Para a ONU, a educação é importante para que a TICs sejam efetivas  na redução da pobreza no mundo.”

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *