#educarcomblog] Concurso Cultural questionou o uso de blog na educação

Recentemente, o Instituto Claro lançou o blog TICs na Prática com uma apresentação instigante:
“Como inserir as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de aprendizagem? De que forma os educadores podem utilizar as tecnologias digitais no dia-a-dia? Como as comunidades se beneficiam desta nova realidade? Pensando em questões como essas e para tornar o portal do Instituto Claro um ambiente ainda mais dinâmico e interligado às redes sociais, nasce o blog ‘TICs na Prática’. Uma extensão natural do trabalho que o Instituto já realiza há três anos na web, o novo espaço é dividido em dez categorias que trarão assuntos em destaque e as conversas mais relevantes da internet sobre cultura digital e educação (…)”. – Escreveu a Equipe Instituto Claro quando do lançamento.
Para celebrar a nova ferramenta de interação com os internautas educadores, foi lançado o Concurso Cultural #educarcomblog. Todos os interessados podiam participar criando frases a partir da hashtag#educarcomblog e publicar no perfil no Twitter. O autor da frase mais “criativa” ganharia um leitor de e-book Kindle Touch. Eu tive a felicidade de ter a minha frase escolhida como a ganhadora (ver resultado) nesse concurso. Por isso escrevo hoje, para compartilhar a ideia da frase com vocês  e transcorrer sobre suas entrelinhas:

***#educarcomblog – Frase Vencedora***

@talitamoretto#educarcomblog é dar um paraquedas ao aluno e dizer: ‘Pula sem medo que eu te encontro lá embaixo, nos comentários.’ @institutoclaro

***#educarcomblog – Frase Vencedora***


Fui questionada: “Da onde você tirou esse paraquedas?” Pois bem, para quem interessar, lá vai a desconstrução da frase:
“Dar um paraquedas ao aluno” – dar suporte, mostrar que ele não está desprotegido, mas sim amparado, guiado, seguro no caminho do aprendizado.
“Pular sem medo” – como ele tem seu paraquedas e está amparado pelo professor, ele pode mostrar sua opinião sem medo, pode contribuir, revelar-se.
“..te encontro lá embaixo, nos comentários” – ao dar a oportunidade para o aluno pular sem medo o professor está ampliando o espaço de atuação do seu aprendiz, abrindo as portas para o diálogo, sujeitando-se a novas opiniões que poderão ser favoráveis ou contrárias às suas; o professor está convidando o aluno para uma conversar, onde juntos irão construir algo novo dentro do saber. Ele vai encontrar o jovem “nos comentários” porque nessa nova forma de ensinar os dois têm a oportunidade de comentar, de ouvir e ser ouvido.
O BLOG NA EDUCAÇÃO
Quando utilizamos o blog na educação estamos mostrando ao aluno que ele também pode ser autor, não apenas espectador do novo aprendizado. Propomos que o ensino torne-se horizontal, onde quem aprende e quem ensina compartilham saberes, trocam ideias, revelam experiências e conceitos, expõem opiniões e, principalmente, dialogam.
A metodologia de um blog é simples: você coloca um texto que será lido por outras pessoas que terão a oportunidade de comentar sobre; e você, por sua vez, poderá responder ao comentário, assim, uma forma de dialogar é construída na web.
Quando o professor pede para o aluno utilizar essa ferramenta para entregar o trabalho escolar solicitado (citando um exemplo), ele muda a trajetória da avaliação. Não será mais um trabalho escrito isoladamente e entregue nas mãos de um professor para que este leia, atribua uma nota e devolva às mãos do aluno. Torna-se um trabalho produzido por um aluno, compartilhado entre professores e colegas de turma, aperfeiçoado por todos esses atores – principais e coadjuvantes-, incrementado com novas ideias e construído no coletivo. Todos aprendem de forma colaborativa, afinal, não aprendemos as coisas sozinhos e nem isoladamente.
Eu também acredito que o aluno irá ter uma preocupação maior na pesquisa e na escrita do trabalho porque não terá a participação de apenas um leitor (o professor, considerado superior), mas vários (os colegas, considerados iguais) nos seus comentários.
Você já experimentou utilizar um blog para aprender com seu aluno e descobrir a melhor maneira para ensiná-lo?

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