#Educaparty #cpbr5 – Convidados do Educaparty participaram do Programa Digi_Tas
“Adolescente sem internet é igual a queijo sem goiabada” (Marcelo Tas)
Aconteceu no último dia 08 no auditório da Telefônica, em São Paulo, a gravação do Digi_Tas, um programa da Telefônica/Speedy, com Marcelo Tas, apresentador do CQC. O conhecido ‘professor Tibúrcio’ relembrou a escola de ontem, destacou a de hoje e desvendou a escola do amanhã mostrando como a tecnologia está influenciando não apenas os processos educativos, mas toda uma sociedade. A gravação fez parte da programação exclusiva para os 250 convidados do Educaparty durante o Campus Party 5, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.
Descontraído e com um humor bem dosado, Tas e seu assistente de palco, João Victor D’Alves, conversaram sobre os rumos da educação, ouviram educadores e resgataram questões importantes para a prática pedagógica de hoje, como a condição de estar aberto para receber o novo.
A presença da curadora da @youPIX – maior festival de Cultura de Internet – no Brasil, Bia Granja, e do consultor em inovação sistêmica, com abordagem em meta-design, cibernética conversacional e aprendizagem informal, Luiz Algarra, enriqueceram a discussão e conduziram os professores da plateia para novos olhares dentro da tecnologia. Junto com Tas, Granja e Algarra transcorreram sobre o tema de uma forma simples, destacando como as pessoas aprendem na frente de um computador, a necessidade de um acompanhamento – de pais, no caso de jovens – e autocontrole – no caso de adultos que não conseguem se desconectar, e de que forma as pessoas se relacionam na rede.
“Com a internet a escola é o mundo”, falou Tas para frisar como os jovens aprendem fora do ambiente escolar. E trouxe para a discussão os apontamentos do pesquisador indiano Sugata Mitra, que conferiu a palestra de abertura da Campus Party com uma afirmação que deixou muitos educadores apreensivos: “Se existir um professor que possa ser substituído por um computador, ele deve ser substituído”, afirmou Mitra para enfatizar que os educadores precisam se adequar a esta nova realidade que inclui as novas tecnologias.
Um dos professores do projeto Aula Fundação Telefônica, o professor de Educação Física Edson Nascimento, de Hortolândia/SP, subiu ao palco e acrescentou: “O professor precisa parar de ser o entregador do conhecimento, ele precisa ser um mediador”, acredita.
PROGRAMA DIGI_TAS SPEEDY: É um programa colaborativo que fala sobre educação, entretenimento, cultura, relacionamento, destacando como a internet está transformando o dia-a-dia. Mescla informação e bom humor, atingindo o público que já sabe tudo sobre a internet e também aquele que quer saber um pouco mais. Por ser construído de maneira colaborativa, as pessoas podem interagir de diversas formas: com sugestões através da Pauta Coletiva, comentando os quadros em tempo real no site e fazendo parte da plateia.
A agenda das gravações e os vídeos dos programas que já foram ao ar ficam disponíveis em: www.programadigitas.com.br.