Educadora de Carambeí (PR) é finalista em prêmio da Microsoft
A professora Edna está na final no “Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012” com o projeto “Indígenas em Destaque”
Por Talita Moretto
A professora de História do Colégio Estadual Carlos Ventura, em Carambeí, Edna Brito Jensen, é uma das finalistas na categoria Inovação em Conteúdo, no Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012, com o projeto ‘Indígenas em Destaque’. O trabalho foi desenvolvido com as turmas do nono ano ‘B’ e ‘C’ durante o primeiro semestre. “Criei este projeto para desmistificar a figura do índio dos tempos da colonização, como sendo aquele indivíduo que mora na floresta e vive apenas da caça e pesca”, explica Edna. O objetivo principal foi conhecer e valorizar a história dos povos indígenas. Para isso, ela utilizou ferramentas do universo das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), especialmente, as mídias sociais.
“Quando eu questionava os meus alunos sobre o que eles conheciam a respeito dos índios as respostas eram sempre as mesmas: moram em ocas no meio da mata, não usam roupas, vivem na beira da estrada, moram na rodoviária da cidade, vendem balaios, usam arco e flecha, são selvagens, etc. Isso acontece porque a figura do índio é lembrada apenas no dia 19 de abril [Dia do Índio] e até hoje algumas escolas se limitam a pintar as crianças e fazer cocares. Mesmo com a Lei nº 11.645/2008 que cria a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos povos indígenas nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país, pouca coisa mudou”, lembra Edna.
Ao pesquisar sobre os índios a educadora encontrou vários canais de comunicação entre diferentes povos, como os sites Índios Online (www.indiosonline.net) e Índio Educa (www.indioeduca.org). “Pude perceber que existem muitos índios que estão conectados através da internet, como também exercem as mais variadas profissões até então desconhecidas pela maioria das pessoas: são escritores, professores, advogados. Pesquisei quem eram esses sujeitos e organizei uma lista a qual distribui para os alunos pesquisarem suas biografias”, explica.
Todo o trabalho teve a participação direta dos estudantes. “Pedi que utilizassem o Facebook para encontrar perfis de índios”, conta a professora, “assim podiam enviar convites de amizade e conhecer melhor a história dessas pessoas”. Cada grupo apresentou os resultados de sua pesquisa em seminário realizado em sala de aula e, posteriormente, o material foi exposto em mural no colégio.
O projeto contribui para que os alunos deixem de ser somente aprendizes e passem a ser o produtores do conhecimento. Hoje, eles se sentem mais motivados a realizar pesquisas na internet, pois aprenderam a identificar fontes confiáveis. “O interessante é que o material postado na rede é produzido, na maioria das vezes, pelos próprios índios e não por pesquisadores ou jornalistas. Com certeza estou conseguindo um rico material para trabalhar em sala de aula”, afirma Edna.
MICROSOFT EDUCADORES INOVADORES
O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores está em sua sétima edição e reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar. Além disso, propicia a criação de referências importantes e experiências que favorecem a transformação da escola em um espaço de aprendizagem contínua – para educadores, alunos e comunidade em seu entorno. Os autores dos projetos finalistas irão participar do evento de premiação que acontece em setembro, em São Paulo.
——–
Texto originalmente publicado na página JM na Educação, no Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR), em 04 de setembro de 2012.