Educação Inclusiva] Instituto Rodrigo Mendes lança projeto DIVERSA

A iniciativa tem como objetivo produzir e compartilhar conhecimento sobre educação inclusiva por meio de estudos de casos, vídeos e relatos de experiências nacionais e internacionais 

No dia 04 de outubro foi lançado em Brasília, no evento GT das Grandes Cidades, o projeto DIVERSA, uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) que pretende, por meio de um portal (www.diversa.org.br), produzir e compartilhar conhecimento e boas práticas em educação inclusiva. O portal vai contar com estudos de caso – em texto e vídeo – relatos de experiência de educadores de todas as regiões do Brasil, artigos de especialistas, entre outros serviços. “Um dos nossos grandes objetivos é mostrar como escolas do Brasil e do mundo vêm trabalhando para promover a inclusão dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento em suas turmas regulares. A partir dessas boas experiências, pretendemos apresentar caminhos e possibilidades para que outras escolas também avancem em suas práticas de inclusão”, explica o diretor do Instituto, Rodrigo Mendes.
Os estudos de caso que integrarão o portal DIVERSA  foram feitos ao longo de 2011 a partir das visitas da equipe do projeto a três escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima- caso piloto do projeto – localizada em São Paulo; Escola Estadual de Ensino Fundamental Clarisse Fecury, localizada em Rio Branco/AC e Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, localizada em Guaporé/RS (as duas últimas foram vencedoras do  prêmio Experiências Educacionais Inclusivas, organizado pelo MEC em 2009).
O portal também contará com uma experiência internacional, da escola Henderson School, localizada em Boston (EUA). A Henderson School tem turmas que vão da educação infantil ao equivalente ao 5º ano brasileiro. “Procuramos identificar nos estudos de caso aspectos relacionados às políticas públicas regionais, à gestão da escola, às práticas pedagógicas, à forma como a escola se relaciona com as famílias e as parcerias que estabelece para favorecer a inclusão. Estes itens integram a metodologia de pesquisa do DIVERSA porque são centrais para o sucesso da educação inclusiva”, explica o coordenador do projeto, Augusto Galery.
Metodologia  e funções dos estudos de caso : Augusto conta que os estudos de caso produzidos pelo projeto DIVERSA seguem a estrutura utilizada pela Universidade de Harvard. O coordenador explica ainda que “os estudos de caso são importantes ferramentas para a formação dos educadores, porque partem de situações reais, com as quais professores e gestores das escolas se identificam. Os estudos de caso promovem uma profunda reflexão e trabalham as possibilidades de ações que os profissionais da educação podem tomar diante dos desafios cotidianos relacionados à inclusão”.
Relatos de experiência e outros serviços: Além dos estudos de caso, o portal DIVERSA vai contar com uma área de destaque na qual os educadores poderão relatar suas experiências com a inclusão ou mesmo indicar uma experiência que conheçam. “A troca de experiências entre os educadores é muito rica. Ainda há muitas dúvidas sobre como promover a inclusão. Um professor que está no MS, por exemplo, pode, com seu depoimento, contribuir com a prática de um outro professor em Santa Catarina”, conta Rodrigo Mendes.  No futuro, os relatos de experiência que apresentarem maior potencial poderão se transformar também em estudos de caso.
O portal também trará artigos de renomados especialistas em educação inclusiva, um calendário de eventos e o apanhado diário das notícias mais importantes no campo da inclusão.
Conheça o DIVERSA e contribua. Compartilhe suas experiências.

Fonte: Instituto Rodrigo Mendes
Informações com Aline Santos: (11) 3726 8418/ (11) 3726 4468 ou (11) 9604 3018 | aline@institutorodrigomendes.org.br


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