Educação Fiscal: Alunos realizam ação cidadã
Um trabalho escolar sobre impostos leva adolescentes do Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa às ruas para conscientizar a população sobre os altos juros e valores dos produtos

Na última quinta-feira (23), os alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa foram às ruas conscientizar a população sobre como funcionam os impostos. Eles levaram informações sobre os valores cobrados em determinados produtos e mostraram os altos índices de sonegação fiscal, distorções de aplicação dos recursos públicos, corrupção ativa e passiva nos órgãos governamentais. A ação foi resultado do estudo ‘A Sombra do Imposto’, realizado com os jovens em sala de aula, e envolveu a pedagoga do Colégio, Juliana Vlastuin, e os professores Joel e Izabelle (Matemática) , Liziane (Química), Dioneri (Artes) e Sônia Dupicoski (Língua Portuguesa). A mobilização aconteceu em frente à loja Mercado Móveis (próximo à rodoviária do município), que apoio a causa e cedeu o espaço para os adolescentes.
Os educadores comentam que escolheram este tema com o objetivo de inovar e contribuir com a campanha institucional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), que tem como mote a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento da sociedade paranaense. “Pretendíamos sensibilizar e conscientizar tantos os estudantes quanto a comunidade sobre os impostos que estão presentes na vida de todos, como são aplicados e as falhas que reduzem a eficiência do gasto público”, explica a professora Sônia. O conhecimento neste assunto possibilita que os alunos elaborem possíveis estratégias que contribuam para a reforma tributária que o país precisa para alavancar o desenvolvimento social e econômico.
Além de sensibilizar os jovens e a comunidade para a atual situação tributária do país, os educadores buscaram fomentar o pensamento crítico-analítico para formar cidadãos conscientes do seu papel de vigilantes dos gastos públicos. “Procuramos desenvolver conceitos e fundamentos relativos à organização social e política como base do sistema político-tributário”, esclarece Sônia.
Os adolescentes espalharam cartazes e distribuíram panfletos com informações sobre o preço dos produtos, mostrando o valor pago no mercado, o valor sem imposto e o total de imposto cobrado em cada produto. Uma verdadeira aula de educação fiscal e cidadania.
Matéria publicada dia 27 de setembro de 2011, na página “JM na Educação”, por Talita Moretto.