Direitos e Deveres] Crianças debatem sobre política e atos sociais
Estudantes acompanharam as notícias divulgadas na mídia no primeiro semestre do ano e elencaram as manifestações e o caso ‘Ana Maria’ como as mais importantes

Por Talita Moretto
Durante o primeiro semestre de 2013, a turma do 5º ano ‘A’ da Escola Municipal Fioravante Slaviero acompanhou e discutiu as principais notícias publicadas pelo Jornal da Manhã. As leituras aconteceram em grupo, para haver interação entre os alunos, e foram mediadas pelas professoras Beatriz Chiconato e Marisa Gomes dos Santos Foppa. “Acreditamos que na família, na vida profissional e social é preciso saber se expressar, consultar, questionar, fazer planos, tomar decisões, estabelecer compromissos e compartilhar tarefas”, justifica Beatriz.
O maior interesse dos alunos foram pelas informações a respeito das manifestações que ocorreram no Brasil e em Ponta Grossa e sobre o caso da vereadora Ana Maria. As professoras organizaram seminários para discutir os dois assuntos com as crianças. “Iniciamos a nossa abordagem junto aos alunos explicando a função de cada estância do poder público para a melhoria da vida dos cidadãos”, conta Marisa. As palavras Ética e Moral foram levadas para a discussão para que os jovens entendessem o conceito e a presença de cada uma na sociedade e no seu cotidiano.
A Democracia também foi bastante discutida durante o seminário, quando os alunos concluíram que esta não é apenas a liberdade de ‘poder’, mas que é necessário haver ética por parte dos representantes do poder público, e compreenderam a importância do voto consciente durante a escolha dos candidatos.
“Todos os estudos apontam que é o aluno quem constroi seu conhecimento, para tanto, devemos ter uma atitude mediadora entre o objeto do conhecimento e o aluno, incitando-o a agir ativamente e analiticamente nesse processo de relações reais, no qual o objeto está inserido. Com isso, pretendemos com essa atividade a criação de situações que despertem o interesse do aluno para a ação”, afirma Beatriz.
Diálogo em família: As professoras organizaram seminários para explicar às crianças as funções do poder público, motivadas não somente pelas notícias em destaque na mídia, mas também pela opinião dos familiares a respeito. “Os alunos revelaram que, em casa, os pais também estavam conversando sobre essas questões polêmicas e que os mesmos comentaram que alguns políticos, em nossa cidade, apresentaram uma conduta muito negativa e que, por ainda não existir punição, a grande maioria desses políticos insiste em acreditar na impunidade dos seus atos”, comenta Marisa. Esse tipo de conversa é importante para que os jovens compreendam qual o seu papel de cidadão, afinal, alguns deles poderão ocupar cargos políticos futuramente.
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Matéria publicada dia 31 de julho de 2013 na página JM na Educação, no Jornal da Manhã.