Dicas de plataformas digitais parceiras da educação
Em agosto de 2012, o Blog Educação publicou o texto Plataformas digitais: grandes aliadas da Educação onde revelou algumas ferramentas que foram desenvolvidas para o uso de alunos e professores, com fins pedagógicos. Trago aqui essas ferramentas, as quais possuem características e formatos diferenciados, e são bem interessantes. Confiram:
Biblioteca Nacional – Um dos maiores acervos do País já tem várias coleções e obras disponíveis online. Confira: http://bndigital.bn.br
Livro e Game – Clássicos da literatura, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e O Cortiço, de Aluísio Azevedo, ganharam versão online. A diferença é que, além de ler o livro, o aluno pode testar seus conhecimentos sobre o enredo através de jogos. A plataforma foi lançada na Bienal do Livro, em São Paulo, pelo roteirista do projeto, Toni Brandão. Confira: http://www.livroegame.com.br/
Cinese.me – “O que te move?”. Essa é a primeira pergunta que o site faz aos usuários. Desenvolvido pelas irmãs Ana Cláudia e Camila Haddad, o Cinese.me nasceu com a ideia de que todos devem ter acesso ao conhecimento. Para isso, a plataforma serve como um organizador de cursos, sendo o usuário denominado como ‘descobridor’, aquele que aprende, ou o como ‘revelador’, aquele que ensina. Todos os cursos cadastrados no Cinese.me são gratuitos. A plataforma pode ser útil para criar grupos de debates entre alunos. Confira: http://cinese.me/
QuizFaber – É um criador de provas. Com ele, é possível criar questões nos formatos verdadeiro ou falso, múltipla escolha e dissertativo. As provas podem ser impressas ou online. A versão online permite adicionar conteúdos multimídia. Confira: http://abr.io/faber
Rived – A Rede Internacional Virtual de Educação (Rived) foi desenvolvida pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC). Nela, o professor encontra atividades multimídia, interativas, que podem ser úteis especialmente para prender a atenção do aluno. O conteúdo é, basicamente, formado por animações e simulações. Confira: http://rived.mec.gov.br/
A Mansão de Quelícera – Viajar pela história da arte em um Role Playing Game (RPG) muito interativo. Essa é a intenção do Quelícera, que permite que o aluno visite uma mansão com pinturas de Van Gogh e Michelangelo. Ensinar arte pode ficar muito mais interessante. Confira: http://casthalia.com.br
Udutu – Gratuita, em inglês ou espanhol, a ferramenta Udutu é um editor e publicador de cursos online. O usuário pode criar e organizar sequências de aulas sem necessidade de conhecimento em programação. Depois de criada, a apresentação pode ser extraída e arquivada no próprio computador. Confira: http://myudutu.com/myudutu/
Geogebra – Plataforma básica que reúne recursos de Geometria, Álgebra, tabelas, gráficos, probabilidades, estatísticas e cálculos em um ambiente interativo. O aluno pode desenvolver habilidades de Matemática e Geometria com clareza. O recurso também é gratuito. Confira: http://geogebra.org/cms/pt_
DICAS DOS LEITORES DO SALA ABERTA
EvoBooks – Foi criada para auxiliar instituições de ensino, professores e alunos a aproveitarem ao máximo as tecnologias disponíveis. Formada por profissionais com grande experiência no setor de educação, programação visual e design, a EvoBooks traz uma coleção de aulas digitais interativas de alta qualidade que permitem não só valorizar o professor em sala de aula, mas também transformar a experiência de aprendizado do aluno antes, durante e depois das aulas. Confira: http://www.evobooks.com.br/
Não deixem de checar também a EvoBooks – http://www.evobooks.com.br que elabora conteúdo digital de alta qualidade para tablets e lousas digitais!
Obrigada pela sugestão Carlos. Já vou incluir na lista.
Abraços,
Talita Moretto.
Talita adorei o post! Muitas ideias, obrigada por compartilhar. Abços
Que bom Bárbara!
Obrigada pela visita.
Abraços,
Talita.