Contação de Histórias para as crianças de Nova Friburgo

Priscila de Lima
Após a tragédia que assolou Nova Friburgo no dia 12 de janeiro, centenas de crianças da cidade se viram em meio a uma triste história real. Nada daquilo visto pelos pequenos olhos infantis fazia parte de um conto de fadas. O mundo mágico vivido pelas crianças foi bruscamente afetado por cenas fortes e, precocemente, estas pequeninas pessoas se viram diante de uma dura realidade. Algumas perderam suas casas, outras perderam suas famílias.
Pensando em minimizar a dor das crianças que permanecem sem casa, o secretário municipal de Pró-Leitura e escritor de livros infantis, Álvaro Ottoni, vem percorrendo os diversos abrigos do município contando histórias para crianças e adolescentes. O trabalho de difusão do “mundo mágico da leitura” está sendo feito diariamente, pois, para o escritor, “a infância não pode se perder, senão o futuro está perdido”.
A partir deste movimento articulado por Álvaro Ottoni, uma corrente solidária se formou em todo o Brasil. Foi criada uma campanha nacional de doações de livros de literatura e material escolar, que servirão como ferramentas essenciais para o trabalho que já foi iniciado nos abrigos de Nova Friburgo. A iniciativa conta com o apoio do Movimento Educacionista e já está recebendo doações de diversos pontos do país.
Uma das colaboradoras do movimento é Anabelle Loivos, professora da UFRJ, que está empenhada em arrecadar o material junto às redes pública e privada de ensino das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Nova Friburgo. “A fome de leitura é um indício de que aquela comunidade vai se reerguer muito em breve, com força, palavra, poesia e sonho. E que poderemos juntos escrever essa nova página na história da simpática cidade serrana” – comentou Anabelle.
As “Contações de Histórias” estão sendo realizadas em diversos bairros e distritos da cidade, inclusive na área rural. O movimento está arrecadando livros de literatura infantil e juvenil, gibis, revistinhas para colorir (para as crianças que ainda não sabem ler), livrinhos de pano ou de plástico, coleções didáticas ou bíblicas.
Quem tiver interesse em colaborar, o material pode ser enviado para a Biblioteca Municipal, localizada na Rua Farinha Filho, nº 50, no centro da cidade. O endereço de recebimento fora de Nova Friburgo é Estrada Engenheiro Pacheco de Carvalho, nº 900, bl. 2, apto. 303, bairro Maceió, Niterói-RJ, CEP: 24.310-090. “A emoção com certeza vai subverter a tristeza e transformar o fel em mel” – finalizou a professora Anabelle.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *