Confira como foi minha palestra na abertura do Projeto Jornal Escola 2012 do Comércio da Franca

Compartilho com vocês matéria publicada no jornal Comércio da Franca sobre a palestra que ministrei na última sexta-feira (23). O texto é da jornalista Fernanda Testa (clique aqui para ler no Portal GCN), e todos os direitos são reservados ao grupo.

Abertura do Jornal Escola 2012 reúne professores e autoridades

O GCN Comunicação recebeu educadores e autoridades na noite de ontem para o lançamento da edição 2012 do Projeto Jornal Escola. A jornalista e especialista em educomunicação, Talita Moretto, ministrou uma palestra sobre a importância do uso da mídia na sala de aula. Após a apresentação, um coquetel foi servido no parque gráfico do grupo.
A solenidade aconteceu no auditório “Jornalista Corrêa Neves”, na sede do GCN, e contou com as presenças da secretária de Educação, Leila Haddad; da secretária de Urbanismo, Valéria Marson; do secretário de Desenvolvimento e Saúde, Alexandre Ferreira; do deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB) e do deputado estadual Gilson de Souza (DEM).
A jornalista e presidente do conselho consultivo do GCN, Sonia Machiavelli, abriu a solenidade e falou sobre o trabalho desenvolvido no projeto. “Abrimos as portas do GCN para os estudantes conhecerem nosso trabalho, desenvolvemos oficinas para professores monitoradas por especialistas e avaliamos e premiamos os projetos trabalhados em sala de aula.” Ela também destacou a importância do Jornal Escola como instrumento de conscientização e estimulador do senso crítico do aluno. “A importância deste projeto é grande na medida em que ele puder operar como um instrumento que forme pessoas conscientes de seu papel social, reivindicativas de seus direitos e cumpridoras de seus deveres.”
A secretária de Educação, Leila Haddad, agradeceu o GCN por mais um ano de parceria com as escolas municipais. “Além de aprender a trabalhar o conteúdo do jornal, a criança forma valores e o professor trabalha esses valores com o aluno.” Este ano, o projeto conta com 15 escolas parceiras – dez delas municipais -que recebem as edições do Comércio diariamente. Além dessas, mais 35 escolas recebem semanalmente as edições do caderno infantil Clubinho.
O diretor-executivo do GCN, Corrêa Neves Júnior, lamentou o pequeno número de especialistas em educação e jornalismo no Brasil e ressaltou o papel determinante desses profissionais. “Não haverá transformação possível que não passe pela sala de aula. Trocaria muitas faculdades por boas escolas de ensino fundamental e médio, que oferecem a base educacional do indivíduo.” Júnior também apontou o objetivo social do jornal. “Nossa função é informar e fomentar discussões, promover cultura e contribuir para a formação do senso crítico de cada um.”
JORNALISMO E EDUCAÇÃO
A jornalista e especialista em Tecnologias da Aprendizagem/Educomunicação, Talita Moretto, ministrou a palestra “Educação para os meios: a influência da mídia e das novas tecnologias no processo de ensinar e aprender”. “Propomos que o professor eduque a criança para o mundo. A educação e a comunicação são áreas que precisam dialogar. Levando o jornal para a sala de aula, o professor permite a crítica. O aluno passa a ser mais atento às questões cotidianas e se percebe como cidadão participante da sociedade em que vive.”
A jornalista destacou que é preciso que o professor, enquanto educador, esteja atento à existência de novas tecnologias e que tenha consciência de que elas são aparatos que auxiliam na formação de opinião do aluno. “É preciso conhecer e saber medir o uso dessas tecnologias midiáticas em sala de aula. É com projetos deste tipo que as aulas ficam mais dinâmicas e mais interessantes. E o mais importante nisso tudo é considerar que a educação é feita em conjunto, e não de forma individual.”
Registros do evento:

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *