Reunião do Comitê ‘Young Reader’ – Parte I
Aconteceu em 18 e 19 de outubro, em Paris, uma reunião do Comitê Young Reader, criado pela WAN-IFRA e com represantes de vários países. O encontro esteve concentrado nos pontos altos dos vários projetos na área de Desenvolvimento de Jovens Leitores. Trarei neste blog um pouco de cada país que teve seus programas destacados, por alguma ação realizada, durante o ano de 2010:
Luxemburgo – Depois de anos de negociação com o Ministro da Educação, Luxemburgo teve sua primeira Semana de Imprensa na Escola, que aconteceu de 19 a 23 abril de 2010. O evento foi planejado para as escolas de ensino médio de Luxemburgo e se caracterizou como um programa homogêneo com o tema: Quem faz a informação?
O modelo CLEMI*, agora na sua 21ª edição da Semana de Imprensa e Mídia na Escola, foi a inspiração para Luxemburgo, e as equipes de ambas as organizações estiveram em contato regularmente para criar as diretrizes pedagógicas que foram usadas.
Editoras pagaram por uma grande campanha publicitária por aproximadamente dois meses antes da Semana. Ainda, flyers foram distribuídos em todas as escolas e uma página especial na internet foi criada para que os professores pudessem acessar os materiais.
A segunda Semana da Imprensa está agendada para a semana de 2 a 6 de maio de 2011, em Luxemburgo. A esperança é que o programa também consiga atingir escolas de ensino fundamental.
*CLEMI – Centre de Liaison de l’Enseignement et des Moyens d’Information, cuja sede fica em Paris, França. Fundado há mais de 20 anos, o CLEMI é uma entidade oficial, ligada ao Ministério da Educação francês, e tem por objetivo ‘promover, sobretudo por meio de ações de formação, a utilização pluralista dos meios de informação dentro do ensino a fim de favorecer uma melhor compreensão pelos alunos do mundo que os cerca, por meio do desenvolvimento de seu senso crítico’.