O Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação lançou uma campanha de financiamento coletivo para produzir publicação voltada à alfabetização de crianças.

A campanha é por meio da plataforma internacional de financiamento coletivo GlobalGiving, que conecta organizações sem fins lucrativos, doadores e empresas em quase todos os países do mundo.

O objetivo é arrecadar recursos para a produção da Coleção Cenpec: Alfabetização, formada por uma série de materiais interativos, livros digitais e jogos para os alunos e de guias pedagógicos para apoiar o trabalho dos professores na missão de ajudar as crianças a desvendar nosso sistema ortográfico.

Dados da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados em 2015 pelo Ministério da Educação, mostram que 35% das crianças de 8 anos de idade do país não tiveram a aprendizagem esperada para esta faixa etária. Isso significa que um terço de nossos estudantes em fase de alfabetização ou não consegue escrever, ou escreve com trocas ou omissão de letras e outros desvios ortográficos.

“Embora ler e escrever ultrapasse a aprendizagem das relações entre sons da fala e letras da escrita, aprender esta relação é um passo importante. Ao mesmo tempo, o domínio da leitura e da escrita e de seus usos sociais é cada vez mais fundamental para o pleno exercício da cidadania. Somente com um trabalho consistente será possível atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) e garantir que, até 2024, 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos e prontas para encarar os próximos desafios da educação básica e de uma cidadania plena”, ressalta o Cenpec no texto do projeto.

COMO APOIAR

O objetivo é arrecadar o valor total de R$ 24 mil, possibilitando a produção do livro virtual e material interativo para os alunos em fase de alfabetização. Caso a campanha atinja o valor de R$ 39 mil já nesta etapa, será produzido também um guia metodológico para professores, com orientações para uso dos materiais em sala de aula.

A doação é feita por meio da plataforma internacional de financiamento coletivo GlobalGiving. Por ser uma plataforma voltada para apoiadores do mundo todo, a doação é feita com base em valores em dólares e pode ser realizada via cartão de crédito internacional ou PayPal.

Todas as informações sobre como doar estão na página da campanha.

DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL

A Coleção Cenpec: Alfabetização será distribuída para uma rede de 100 mil professores com os quais o Cenpec trabalha em seus projetos, além de ser disponibilizada on-line para os 385 mil professores alfabetizadores do país, com potencial para beneficiar os mais de 9 milhões de alunos que se encontram em processo de alfabetização.

Cenpec lança campanha de financiamento coletivo
Tweet about this on TwitterShare on Facebook3Share on Google+1Share on LinkedIn3

Comentários

comentários

Classificado como: