A Literatura de Cordel, uma manifestação literária da cultura popular tradicional típica do nordeste, há algum tempo está ganhando o Brasil, cativando leitores de todas as idades e sendo muito explorado por professores.

A novidade, e que viemos contar, é que existe um canal dedicado a “contar” essas belas histórias para as crianças.

Conheça o Cordel Animado, projeto da recifense Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio.

O projeto começou em 2012, com o lançamento da coletânea “O Que Sou Eu?“, de cordéis infantis para ler e colorir, premiada pelo Ministério da Cultura. “Nos juntamos para apresentar os cordéis, misturando com música e sonoplastia, e os elogios foram tantos que nos sentimos incentivadas a continuar”, conta Mariane.

Mariane e Milla Bigio são as responsáveis pelo canal “Cordel Animado”. (Foto: Jonas Araújo)

O sucesso foi tanto que em 2014 Mariane resolveu unir sua experiência em produção audiovisual com a arte de criar e contar cordéis para criar um canal no YouTube, que leva o mesmo nome do projeto: Cordel Animado, tendo como público alvo as crianças.

“Os pequeninos de hoje nascem num contexto permeado pela tecnologia e pelas imagens. Enxergo nosso canal como uma fonte de conteúdo cultural e educativo, que se adequa a essa demanda, e se apropria dos recursos tecnológicos para difundir a literatura e formar público espectador-leitor”, acredita a cordelista.

Os vídeos misturam contação de cordéis infantis com música e sonoplastia. Os textos – todos de autoria de Mariane – trabalham temas educativos e divertidos, buscando promover a valorização da Literatura de Cordel e o apreço pela leitura, sempre mesclando a diversão ao aprendizado. Resultado: Vídeos alegres, coloridos e cheios de poesia. Cativam não somente as crianças, mas jovens e adultos para a magia do cordel.

“A Literatura de Cordel transita entre a escrita e a oralidade, é uma poesia feita para ser contada e cantada, uma narrativa poética, para ser declamada, lida em voz alta. O Cordel se utiliza da rima e do ritmo para provocar o encantamento, assim, ele tem um potencial de aproximar as crianças da literatura e da leitura como um todo!” – Mariane Bigio.
Espetáculo comemorativo de 5 anos do projeto Cordel Animado. (Foto: Gustavo Bettini)
Quem é Mariane Bigio

Cantora, radialista, escritora, cordelista e contadora de histórias.

Formada em Radialismo e TV pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em Cultura e Comunicação.

“A Palavra é minha matéria prima. Seja atuando como comunicadora, como escritora ou contadora de histórias. O Cordel entrou na minha vida quando conheci o Movimento Armorial, de Ariano Suassuna, nas aulas de Literatura no colégio. Ariano bebia na fonte da poesia popular, e eu fui atrás de buscar d’onde jorrava tanta beleza! Em meados de 2006, conheci aqui em Recife um grupo de cordelistas, me juntei a eles, comecei a participar dos recitais, comecei a produzir textos e publiquei meu primeiro cordel em 2007 [“A Mãe que pariu o Mundo”]” – Mariane Bigio.

Os livros e os cordéis de Mariane estão disponíveis na sua loja virtual: www.tanlup.com/cordelanimado, com entrega para todo o Brasil.

Canal mistura contação de cordéis infantis com música e sonoplastia
Tweet about this on TwitterShare on Facebook113Share on Google+1Share on LinkedIn5

Comentários

comentários

Classificado como: