'Botando a mão na mídia'

A maior parte do tempo livre de alunos e professores brasileiros se passa diante da televisão. A garotada da escola básica gasta mais horas ali do que assistindo a aulas ou convivendo com os pais. Ler, então, é hábito de poucos. O desafio para os educadores é promover a aprendizagem partindo da realidade dos alunos, ajudando-os a estabelecer pontes entre os conteúdos do saber sistematizado da escola e suas vivências cotidianas.
Muitos professores começam a procurar informações e recursos para aumentar sua competência em integrar as tecnologias da comunicação à escola, trazendo para a sala de aula a televisão, vídeo, jornais, revistas, rádio e internet. E descobrem que podem ser instrumentos pedagógicos excepcionais.
Pensando nisso, o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular (http://www.cecip.org.br), criou o ‘Botando a mão na mídia’, um curso é composto de seis oficinas. Cada uma estruturada em dois blocos temáticos: linguagem audiovisual (Tempo de Conhecer) e questões técnicas (Tempo de Fazer). Elas alternam momentos de debate e reflexão, atividades em grupo e plenárias, proporcionando aos participantes [professores] uma vivência prática que os motiva a experimentar com seus alunos algumas das atividades de que participaram.
“Cada hora, cada minuto, é uma oportunidade de crescimento e de aperfeiçoamento, tanto pessoal quanto coletivo. Relaciona a própria aprendizagem com a responsabilidade pelo manejo de tempo em que ela se dá”.
Fonte: Revista Educomunicar (2008), realização da Rede CEP.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *