Escolas Particulares disponibilizam mais de 204 mil bolsas de estudos
Chegando ao final do período de matrículas, 7,500 mil escolas escolas particulares ofereceram bolsas de estudos no Melhor Escola. Segundo o site, em 2019, as escolas disponibilizavam apenas 80 mil vagas e em 2020, esse número passou para 204 mil bolsas.
Uma pesquisa realizada pelo próprio marketplace de ensino básico, apontou que há em todo Brasil, 421 mil carteiras esperando um aluno na iniciativa privada.
“Sempre que se inicia o ano as escolas já ficam com uma dificuldade maior para atrair os alunos de vagas ociosas, ao considerar que os alunos já estão alocados em alguma escola, seja pública ou privada”, apontou Francisco Carlos da Silva Filho, Diretor do Colégio PM.
A pesquisa salientou que as carteiras estão vazias justamente pelo aumento de 17,08% das mensalidades no estado de São Paulo, e em todo Brasil, as porcentagens cresceram 25,66%. O aumento das mensalidades comprometem e muito a retenção dos alunos nas escolas particulares, pois dependendo do setor de atuação do responsável financeiro torna-se inviável o pagamento das mensalidades para a escola.
O reajuste elevado do setor da educação não é novidade para ninguém. Na última década, o índice utilizado para a renovação de matrícula e mensalidades escolares terminou acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Final (IPCA), com exceção de 2016. (Dados: IBGE)
Ao passo que o valor das mensalidades escolares continua a subir, a economia permanece estagnada e a taxa de desemprego, alta. Este cenário resultou não só no aumento da procura por bolsas de estudo, mas também na oferta por parte das instituições de ensino.
De 2018 pra cá, o número de escolas que passaram a oferecer bolsas de estudo através do programa Melhor Escola cresceu de 1.ooo mil para 6.866 mil. Wagner Marques, diretor de um colégio no Rio de Janeiro, decidiu ampliar a parceria para mais uma unidade, o Colégio Equipe 1, localizado em São Gonçalo.Chart
“Nós tivemos uma diminuição da inadimplência na escola e as vagas ociosas que a gente tinha em sala de aula, nós conseguimos supri-las,” conta Marques. “É sustentável para a escola ter uma boa receita e ser parceira de um programa em que o responsável fica satisfeito.”
O programa traz benefícios para os dois lados; para a escola que diminui a porcentagem de atrasos no pagamento, e para os pais que conseguem economizar. É o caso da Eliana Cristina Antônio Costa, de 46 anos, que mora em Votorantim, interior de São Paulo.
Eliana conta que chegou a visitar algumas escolas para o seu neto de 5 anos que iniciará a pré-escola esse ano, porém o alto custo a desencorajou.
“Eu queria colocar ele em uma escola particular, perto de casa e em período integral. Acredito que ele teria uma educação melhor, com mais atividades e estudo.”
A avó, que além de trabalhar toma conta do seu neto, foi uma entre diversas pessoas que encontrou nos programas de bolsas de estudo, a solução para fugir da inflação na mensalidade escolar.
“Eu tenho duas amigas que acharam uma escolinha para os filhos dela no Melhor Escola por um preço acessível e ensino de qualidade. Elas me indicaram, e eu resolvi ligar para eles” disse Costa.
Na hora de escolher a escola ideal para a criança, o website melhorescola.com.br, facilita para os pais encontrarem as escolas com descontos em sua região com fotos, vídeos, texto descritivo e principalmente a avaliação de outros pais e alunos que frequentam ou frequentaram aquela mesma escola.
“A diversidade de opiniões, pontos de vista e visões de mundo é fator importante para escolher a escola. Pelas opiniões você pode notar escolas mais voltadas pro vestibular e outras mais voltadas ao desenvolvimento socioemocional, por exemplo.” conclui Sérgio Andrade, diretor de marketing do Melhor Escola.
As avaliações vão de zero a cinco e analisam os seguintes pilares: estrutura física da escola, desenvolvimento socioemocional, participação da comunidade e motivação dos estudantes.
O diretor Francisco, do colégio PM de Sorocaba, interior de São Paulo, buscava uma solução para esse problema e focou em uma estratégia que aumentou a visibilidade do colégio nas mídias digitais, oferecendo bolsas de estudo por meio de um site de captação de alunos. “O colégio aumentou a captação das vagas ociosas em 50% com Melhor Escola” disse o diretor.
“Um portal de captação de alunos serve como vitrine às escolas, é uma oportunidade a mais para a escola completar as vagas remanescentes”, comentou Juliano de Souza, Diretor de Ensino Básico da Quero Educação, principal plataforma do segmento na América Latina.
Essa é uma alternativa importante para os gestores que, como o Francisco e o Wagner, que sofrem com a falta de alunos.
Sobre o Melhor Escola
O Melhor Escola (melhorescola.com.br) conecta milhões de alunos a escola e oferece bolsas de estudo para o Ensino Básico. Desde 2015, o site gerou uma economia de 75 milhões de reais para alunos de todo país. Atualmente, o Melhor Escola é um dos produtos da Quero Educação – empresa de tecnologia que oferece uma plataforma completa de serviços para o mercado educacional – e conta com mais de 6,866 mil escolas particulares parceiras, 204 mil vagas de estudos disponíveis, facilitando o acesso à educação básica e utilizado por mais de 8 milhões de usuários.
Obs: Os cálculos foram realizados considerando a variação das mensalidades de todas séries e etapas das escolas disponíveis no Melhor Escola. Mostramos os resultados referentes ao estado de São Paulo e fizemos também, um recorte específico da cidade de Sorocaba.
Atenciosamente,