As crianças nasceram sabendo de tudo sobre tecnologia. Verdade? Será que os estímulos que se traduzem em habilidade, são conhecimento?

As crianças nasceram sabendo de tudo sobre tecnologia. Verdade? Será que os estímulos que se traduzem em habilidade, são conhecimento?
Eu andava meio distraída com o YouTube, até que minha filha de quatro anos começou a ficar muito interessada nos vídeos do YouTube Kids, mas não era Galinha Pintadinha ou coisas assim, ela estava assistindo a vídeos de YouTubers crianças! Confesso que fiquei admirada (ou assustada?) com este novo “mercado”.
Uma crônica que retrata um pouco do meu dia a dia como mãe, esposa e dona de casa, unindo ao trabalho fora de casa, estudos e ainda tentar se encontrar no meio disso tudo.
Minha filha de quatro anos tem um celular. Este anúncio pode gerar profundas discussões acerca de crianças com telas, ou mais grave ainda: por que sua filha tem um celular? Parece um absurdo assim solto, por isso vou discorrer sobre esse assunto.
Como conciliar casa, home office, filhos e ser “professor”? Uso meu exemplo para falar sobre esse segmento, a educação infantil, que foi bem prejudicado com as portas das escolas fechadas e a imposição de aulas remotas.
O confinamento social que estamos vivendo prova que tecnologias na educação são necessárias, que a EAD não é bobagem e que saber fazer a leitura correta da mídia é imprescindível.
Com o mote “Nem Workshop, Nem Congresso”, o festival acontece nos dias 03 e 04 de setembro, em Curitiba-PR. Talita Moretto, do Sala Aberta, estará presença no “Let’s Talk”.
Discutir o uso de celular na sala de aula não é tarefa fácil. Existem muitas divergências a respeito dos pontos positivos e dos negativos, muitas teorias acerca da dispersão dos alunos e muito medo das potencialidades do “aparelho”. Por Talita Moretto Recentemente, a Lei nº 18.118/2014, de 24 de junho, proibiu o uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em salas de aula […]
Em 2013, fui convidada a contribuir com um artigo para a publicação “A Escola Entre Mídias: Experiências e Conquistas”, da Coleção MultiRio na Escola (Rio de Janeiro). Eu escrevi sobre a formação de jovens leitores e protagonistas para a vida e sobre avaliação na era digital. A publicação completa pode ser baixada aqui. O meu artigo (está na página 104) […]
Aluno adaptado à tecnologia não significa que, sozinho, consiga guiar-se pelos caminhos do conhecimento Por Talita Moretto Recentemente, eu resolvi dar uma “olhada” nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Pcnem), documento oficial do Ministério da Educação (MEC), escrito no ano 2000. Aviso, antes de continuar esta conversa, que não li o texto na íntegra, mas analisei a parte que […]
Conhecer o que o aluno espera de um ecossistema comunicativo ideal dentro da escola e aceitar as mudanças nas esferas social e educacional, ambas sob a influência das novas tecnologias e da web 2.0, e inovar as práticas de leitura com novas plataformas, novos formatos de textos e de livros, pode ser o caminho para melhorar os números das pesquisas […]
Viver em comunidade não significa habitar um único espaço, mas podem ser vários, em diferentes momentos ou ao mesmo tempo, desde que tenhamos os mesmos propósitos que os outros “habitantes” têm Por Talita Moretto Acho interessante quando as pessoas mencionam a palavra comunidade para se referir ao bairro, vila ou escola, mesmo que, na maioria das vezes, o conceito seja […]
Uma pesquisa realizada pelo CEBRAP, com apoio da Fundação Victor Civita, divulgada em 2013, revelou que adolescentes de baixa renda não veem muito sentido na escola. Resultado pode indicar motivos para a evasão no ensino médio O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com o apoio da Fundação Victor Civita, de maio a dezembro de 2012 realizou uma pesquisa […]
Uma reflexão sobre como as crianças encaram a tecnologia, muito presente em suas vidas devido à influência dos próprios pais que são adeptos, principalmente, aos dispositivos móveis Por Talita Moretto Sempre que encontro um pai, um tio, um avô de criança pequena, eles contam com muito orgulho as habilidades que a criança tem diante da tecnologia. Falam entusiasmos como os […]
Uma reflexão sobre a transdisciplinaridade em atividades que contemplam a mídia na educação Por Talita Moretto Palavra longa e difícil de pronunciar: transdisciplinaridade. Sua sonoridade e soma de elementos nos remete, quase sem querer, à escola, às disciplinas, ao currículo. No entanto, o conceito é muito mais amplo, pois se trata de uma abordagem científica que visa à unidade do […]
No início deste semestre, um evento marcou a vivência em mídia-educação no município onde moro: o 1º Encontro Jovem de Mídias e Educação de Ponta Grossa e a escrita da Carta de Mídia e Educação de Ponta Grossa Por Talita Moretto No início deste segundo semestre, um evento marcou a vivência em mídia-educação no município onde moro, Ponta Grossa, no […]
“Precisei viajar para Fortaleza para conhecer projetos bem-sucedidos que envolvem crianças e adolescentes na produção de comunicação, e posso afirmar que não vejo, aqui no Sul, ações semelhantes tão efetivas como as que conheci lá” Por Talita Moretto O mês de agosto terminou com descobertas muito interessantes e inspiradoras em mídia-educação devido a uma viagem de trabalho (Encontro Anual de […]
“A criação do Participatório é um passo importante do Governo para aproximar os jovens das decisões políticas e sociais, ouvindo o que este público tem a dizer sobre as condições que lhes são impostas e que estão relacionados ao seu bem-estar, à sua saúde, à educação e à participação enquanto cidadãos” Por Talita Moretto Na semana passada (no dia 18 […]
“Observo com atenção todas as imagens divulgadas nos veículos midiáticos, e sabem quem eu vi em todas as manifestações? Jovens, muitos poucos que não Jovens” Registros: Thiago Terada, das manifestações em Ponta Grossa-PR, nos dias 17 e 20 de junho. Por Talita Moretto Pode parecer repetitivo falar de manifestações sociais neste momento em que o assunto mais discutido nos meios […]
Por Talita Moretto Hoje vou compartilhar com vocês uma relação amistosa entre escola e mídia, ou melhor, entre alunos, professores e a comunicação. Quando uma escola estadual no Paraná começou a levar o jornal para as salas de aula, os resultados esperados eram alunos discutindo a partir das notícias – muito próximas deles já que se tratava de um meio […]
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |