Blog] Professora utiliza as TICs para divulgar os trabalhos dos alunos

Em uma blogosfera, estudantes de 10 anos têm a oportunidade de ver seus trabalhos ultrapassarem as barreiras da sala de aula e serem conhecidos pela comunidade

A turma navega na Internet com responsabilidade. Todos são hábeis no uso do computador.
Créditos: Christopher Eudes (JM)

Por Talita Moretto

A união de História e Tecnologia resultou em um projeto inovador na Escola Municipal Humberto Cordeiro, em Ponta Grossa. Trata-se do ‘Ponta Grossa Online’, um blog criado pelos alunos do 4º Ano, com supervisão da professora Aline Kapp Horizonte da Rosa e apoio da direção e equipe pedagógica. No espaço virtual, as crianças contam ‘Tudo Sobre Ponta Grossa’.

A atividade começou em fevereiro deste ano quando, na disciplina de Conhecimentos Sociais, um dos assuntos a serem trabalhados era ‘História e Atualidade do Município’. Com a finalidade de tornar o aprendizado mais significativo, atrativo, enriquecedor e ainda divulgar as produções dos alunos, Aline teve a ideia de documentar esse estudo no espaço virtual.

A produção do material acontece em sala de aula e os melhores são selecionados – pelos próprios alunos – e postados no blog. A turma vai, em média, duas vezes por semana ao laboratório de informática fazer as publicações. Nenhuma atividade acontece individualmente. Todo o processo é conduzido em equipe, com a supervisão da professora.

O impulso para realizar este trabalho em um ambiente virtual foi o curso ‘Tecnologias na Educação’ – frequentado por Aline em 2012 – do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar. “As tecnologias estão movimentando as nossas vidas. Há algumas décadas, a informação levava horas, ou dias, para chegar a outro lugar, hoje ela chega com a rapidez de um ‘click’. Portanto, é necessário que nós, educadores, as utilizemos para enriquecer cada vez mais o nosso trabalho pedagógico, tendo-as como auxiliares no processo ensino-aprendizagem”, acredita Aline.

Recentemente, foi organizado um encontro de pais e mestres para apresentar o blog. Todos aprovaram a iniciativa. “O envolvimento e interesse dos pais foi a prova de que este trabalho deu certo”, afirma Aline. O aluno Breno Maciel completa: “Meu pai achou o blog muito legal e interessante porque ele viu todos os nossos trabalhos”. A experiência também foi apresentada na VII Exposição Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa 2012, em outubro.

Trabalhos publicados no blog viram conteúdo de livro

O livro ‘Ponta Grossa, de Pouso a Freguesia’ é fruto do trabalho de pesquisa feito para as postagens no blog ‘Ponta Grossa Online’. A publicação conta a história do município sobre desenhos em aquarela. Foi escrito e ilustrado pelos próprios alunos, sob orientação da professora Aline, com o intuito de divulgar ainda mais as produções de sala de aula. “O trabalho pedagógico aliado às tecnologias é muito enriquecedor, pois temos disponível um leque de informações sobre diferentes assuntos, com várias possibilidades de interação e exemplificação sobre o tema, cabendo aos professores utilizar esses recursos como fonte de aprendizado”, destaca Aline.

A história de Ponta Grossa saiu do blog e também está em um livreto artesanal criado pela turma.
Créditos: Christopher Eudes (JM)

“O mais relevante em todo esse trabalho é a produção do conhecimento, porque são os próprios alunos que pesquisam, buscam as informações, e produzem o material. Além disso, o projeto contribuiu para melhorar a desenvoltura e oralidade. Eles não têm mais vergonha em se expor na frente do público, em apresentar seus trabalhos. O blog está contribuindo para elevar a autoestima deles”, avalia a pedagoga da escola, Léa Tramontin.

Professora Aline, Eu, a Pedagoga Léa, a Diretora Elizabeth e toda a turminha esperta responsável pelo Blog.

Acesse o blog Ponta Grossa Online (pontagrossapronline.blogspot.com) e aprenda um pouco mais sobre a cidade de Ponta Grossa através das produções dos alunos. Lá você aprende como fazer um tour virtual pelos pontos turísticos do município, passeio recomendado pelas alunas Eduarda Kowalsky, Heloisa Peres Santos e Maria Eduarda Oliveira Nonato.

O texto também foi publicado na página JM na Educação, no Jornal da Manhã (Ponta Grossa-PR), em 20 de novembro de 2012. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *