Alunos pesquisam história do salário mínimo no Brasil

Os Indicadores Econômicos que são publicados no jornal chamam a atenção de crianças de 10 anos que passam a discutir o “valor” do salário mínimo no Brasil

 

A turma foi para a biblioteca pesquisar sobre o salário mínimo (Foto: Glaucia Colesel)
A turma foi para a biblioteca pesquisar sobre o salário mínimo (Foto: Glaucia Colesel)

Por Talita Moretto

As crianças do 5º ano da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC), em Ponta Grossa, dedicaram a sua atenção aos Indicadores Econômicos divulgados pelo Jornal da Manhã. Percebendo este interesse, as professoras Glaucia de Fátima Colesel e Andrea Siqueira Prestes trabalharam Matemática e História tendo como tema central o salário mínimo. “Durante a leitura, surgiram vários questionamentos sobre o que é o salário mínimo, muitos dos alunos, inclusive, passaram a fazer a conta dos gastos em sua casa, somando despesas com supermercado, luz, água. Este exercício trouxe indagações sobre a situação da mulher no mercado do trabalho e do assalariado em geral”, explicam as professoras.

A partir disso, eles pesquisaram a história do salário mínimo no Brasil, verificaram o poder de compra e estabeleceram uma relação entre o valor do salário instituído por Getúlio Vargas e o atual. “Durante a pesquisa, eles encontraram informações sobre a criação do salário mínimo e o reajuste feito pelo presidente em 1954. E ao compararem a alta salarial com o salário do ano de 2000, concluíram que os R$560,67 correspondiam ao valor do salário em 1954. Ou seja, o salário da década de 1950 conferia ao trabalhador maior poder de compra”, explica Glaúcia.

A atividade permitiu às professoras trabalharem as quatro operações básicas da Matemática e motivou a reflexão sobre o poder dos números, considerando que estes representam uma forma de leitura da realidade.

Matéria publicada no dia 26 de abril de 2013 na página JM na Educação, no Jornal da Manhã.

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