Alunos criam jornais escolares e participam de concurso da ANJ
Em abril deste ano, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançou o Concurso para Jornal Escolar sobre Liberdade de Imprensa, para escolas e ambientes educativos que participam de Programas Jornal e Educação em todo o Brasil. O Projeto Vamos Ler teve três jornais inscritos, todos feitos por alunos e professores do Colégio Sesi Ponta Grossa.
Segundo a coordenadora executiva dos Programas Jornal e Educação da ANJ, Cristiane Parente, “o concurso tem como objetivo estimular o debate a respeito do tema Liberdade de Imprensa, e mostrar a importância da imprensa livre para a democracia de um país.” Em 2010, o mesmo concurso aconteceu organizado pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) envolvendo programas de todos os países que desenvolvem PJEs. O jornal vencedor foi o ‘Voz da Liberdade’, elaborado pela turma do 5º Ano da E. M. Fulton Vitel B. de Macedo (Ponta Grossa), sob a coordenação da professora Lourdes Stafin dos Santos e orientação da coordenação do Vamos Ler (Talita Moretto).
Dois dos jornais que estão concorrendo este ano, o jornal ‘Do Contra’ e o ‘Quarto Poder’, foram elaborados por alunos do ensino médio do Colégio Sesi, com auxílio das professoras Sônia Dupicoski e Patrícia Blum. As educadoras explicam que a metodologia do Colégio prevê o trabalho em equipe através de oficinas de aprendizagem, proporcionando a interação de diferentes áreas do conhecimento. “Neste ânimo, a equipe pedagógica selecionou a oficina Quarto Poder para participar do concurso, devido aos conteúdos previstos para a mesma, dentre eles: a ditadura militar, a censura, a mídia entre outros, o que, por sua vez, vai ao encontro do tema proposto pelo concurso”, destacam.
Na escola, os alunos participaram de uma oficina sobre jornal escolar, ministrado pela coordenação do Vamos Ler. Na sequência, foram realizados debates sobre o tema, conduzidas pesquisas em diferentes veículos de informação, e feita análise de textos para desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno.
O resultado do concurso será divulgado esse mês. O prêmio para o vencedor é de R$ 3.000,00 e será destinado à escola, ou ambiente educativo que desenvolveu o impresso, para que possa fazer outro(s) jornal(is) ao longo do ano letivo, além de um certificado com as logomarcas da ANJ, da WAN-IFRA e do Programa Jornal e Educação (PJE).
Gostei do trabalho de criar jornais escolares eu faço jornal e é uma experiencia bem legal espero que vcs tenham ganhado sopu do jornal Direto WSC de fortaleza-CE
Olá Joel,
realmente a prática de jornal escolar beneficia toda a comunidade escolar e entorno, pois mobiliza para a comunicação. Legal que você conduz esse tipo de trabalho com seus alunos. Sobre o Concurso, um dos nossos jornais ganhou sim, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Jornais Escolares 2011. Veja o post sobre o prêmio:
http://salaaberta.wordpress.com/2011/08/02/jornal-escolar-quarto-poder-vence-concurso-nacional-de-jornais-escolares/
Abraços