Aconteceu] Oficina de produção de jornal escolar para professores, na UEPG
Durante o 2º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, promovido pela Prefeitura Municipal e pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de 1 a 6 de maio, além de participar da mesa-redonda Literacia e Linguagens Midiáticas, junto com Raquel Pacheco, Sandra Mara de Oliveira Souza e Zeneida Alves Assumpção, com moderação de Márcia Silva, também ministrei uma oficina de produção de jornal escolar.
Estavam presente professores de educação infantil, ensino fundamental e médio, e estudantes que logo se tornarão professores! Foi muito interessante o contato com essas pessoas que estão envolvidas e preocupadas em inovar na educação de nossos jovens.
No momento, expliquei o que era um jornal escolar e mostrei formas para que todos possam levar a prática para suas aulas, escolas, ambientes educativos diversos. Em seguida, todos partiram para a prática e, claro, em grupo. Precisamos, eu diria, fixar em nossas mentes que todas as ações bem-sucedidas são realizadas em equipe, em colaboração, com a contribuição de todos, afinal, todos temos algo a ensinar e aprender; todos temos nossas habilidade que vai ser enriquecedora para o grande grupo e, principalmente, para quem se educa. Em uma sala de aula podem existir muitos professores frequentando, mas independente do número de educadores, existe um aluno ali esperando para aprender, e não sozinho, com todos os seus mestres. Pensem nisso… a educação é um trabalho em equipe: família, professor, e aluno.
Confiram abaixo alguns registros do momento feitos pelo aluno do primeiro ano do curso de jornalismo da UEPG (onde eu me formei em 2006) e já fotojornalista, André Jonsson. Os participantes produziram um jornal escolar com recortes e colagem. Apreciem as imagens:
[slideshow]
È muito importante essas ficinas para estudantes e professores, pois assim
estarems dividindo nossos talents tão recomentados pelo nosso Senhor Jesus Cristo!