A revolução educacional que a tecnologia pode propocionar
Gostaria de compartilhar esse texto escrito por estudantes de Ensino Médio onde eles colocam sua visão sobre a escola e a tecnologia. É interessante ouvir e analisar o que os alunos têm a dizer sobre esses avanços. Ficamos presos a opiniões de especialistas e esquecemos de ouvir os principais envolvidos no processo. Então está aí um pouquinho da visão dos jovens.
Por Thyago Taian da Rocha Ziderich e Mariana da Silva Barbalho, alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadal José Leite Lopes – Núcleo Avançado em Educação
Vivemos dias em que os meios tecnológicos cada vez mais nos oferecem alternativas para a melhoria de diversas áreas da sociedade. Um desses setores é a educação, onde a tecnologia bem usada pode vir a revolucionar o jeito que os alunos vêem a escola.
Não basta mais termos em sala de aula professores ensinando conteúdos de maneira tradicional e mecânica, se fora daquele espaço de ensino existe um crescente mundo virtual e tecnológico que cada vez mais faz parte do cotidiano dos estudantes. É preciso que a escola e os professores repensem sua metodologia de trabalho e procurem alternativas para introduzir a tecnologia no contexto das aulas, contribuindo para um melhor aprendizado dos estudantes.
Existem diversas maneiras para que a instituição de ensino e os profissionais da mesma usem a tecnologia de forma construtiva e interativa, através do computador e principalmente da internet. A internet, para fins pedagógicos, permite ao aluno uma interação impressionante, além de possuir possibilidades inesgotáveis de pesquisa.
É preciso que os professores ensinem e estimulem os alunos a utilizarem novas mídias, tais como a internet, blogs, o que irá contribuir muito para aumentar a motivação e o interesse dos mesmos, preparando – os para um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico.
O uso de redes sociais como o facebook, o Orkut, o MSN, entre outros, também tem tudo para estimular cada vez mais os alunos. Usar essas redes como ferramentas de debates virtuais, mobilizações para entregas de trabalhos e formas de conhecimento, fará com que o aluno tenha um interesse e estímulo de ir à escola, jamais presenciados antes.
O fato de se ter projetores e quadros interativos nas salas de aula seria outra novidade muito interessante para alunos e professores. Os educadores não precisariam mais se desgastar tendo que copiar longas matérias no quadro. Em vez disso, poderão preparar apresentações para serem exibidas nos quadros interativos e consequentemente os alunos não tendo que copiar longas matérias, poderão se concentrar mais na explicação do orientador e posteriormente, ter acesso ao conteúdo dado.
É importante citar também que os professores, para fazerem com que suas aulas fiquem mais dinâmicas e interessantes, precisam ter estrutura para isso. A escola deverá oferecer aos professores recursos e formação que nos possibilitem a fazer uso de todas as práticas citadas nos parágrafos acima. As escolas que não possuem estrutura suficiente para isso precisam e devem mudar rapidamente, pois computadores e internet disponíveis aos alunos são algo que a instituição de ensino deve oferecer aos professores como ferramenta de trabalho.
Todas essas melhorias tecnológicas no âmbito educacional contribuirão para um melhor rendimento dos alunos, que não mais considerarão a escola como um lugar enfadonho, e sim como uma oportunidade de aprender coisas novas e interessantes. Dessa forma, poderemos construir um país melhor, onde a educação ocupe um lugar privilegiado.
Fonte: Revista PontoCom