#3ecomedu] Projeto “Caindo no Brasil” será apresentado em Ponta Grossa-PR
ESPECIAL sobre os palestrantes do “3º Ecom.Edu” e “1º Encontro Jovem” de Mídias e Educação de Ponta Grossa
***
Jovem e entusiasta da mídia-educação, Caio Dib traz para a cidade experiências sobre a sua viagem pelo país em busca de projetos educacionais inspiradores
Por Talita Moretto
O 1º Encontro Jovem de Mídias e Educação de Ponta Grossa – evento em que o Programa Jornal e Educação ‘Vamos Ler’ é parceiro – terá a presença do jornalista Caio Dib. Ele é o idealizador do projeto “Caindo no Brasil” (caindonobrasil.wordpress.com), através do qual já passou por 51 cidades e teve contato com mais de trinta ações educacionais inovadoras. O principal objetivo dessa viagem é conhecer diferentes realidades e projetos educativos inspiradores, experiências que serão compartilhadas com os jovens em Ponta Grossa.
Dib conheceu o campo de estudo da mídia-educação ainda no ensino médio, através do projeto extracurricular ‘Idade Mídia’, realizado no Colégio Bandeirantes (SP). Entrou por curiosidade e acabou “apaixonando-se” pela área, como ele mesmo descreve. “Acredito que a educação é uma das principais chaves para um Brasil mais justo e igualitário. Sempre penso que o pouquinho que faço pode ter, de alguma maneira, um poder de transformação social na vida de crianças e jovens”, diz.
O jornalista tem 22 anos, mas já trabalhou em diversos projetos que interligam educação, comunicação e tecnologia; atuou na Fundação Padre Anchieta, Instituto Paramitas e Abril Educação. Para ele, a comunicação dentro da sala de aula amplia a visão e a consciência de mundo de professores e educandos e permite que o aprendizado seja construído a partir do diálogo. “Em ‘Pedagogia da Autonomia’, Paulo Freire ressalta que uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é criar condições em que os alunos se relacionem com todos os atores envolvidos no processo e assumam-se como seres sociais, históricos, pensantes, transformadores, criadores. Acredito que a comunicação é uma ferramenta importantíssima para a construção destas condições”, cita.
Sobre o “1º Concurso Latino-Americano para Jovens”– que está com inscrições abertas até o dia 18 de agosto – Dib recomenda: “É uma ótima maneira de divulgar as boas iniciativas que estão acontecendo pelo Brasil”.
Para ele, o ‘3º Ecom.Edu’ configura-se como um espaço para troca de ideias, compartilhamento de aprendizados, formação de redes e concretização de projetos. “Acredito que eventos como esse são fundamentais para o avanço acadêmico e prático da área de Educomunicação”, diz.
—
3º Ecom.Edu e 1º Encontro Jovem de Mídias e Educação acontecem em setembro
Nos dias 09 e 10 de setembro de 2013, acontece o “3º Encontro de Comunicação e Educação (Ecom.Edu)” e “1º Encontro Jovem de Mídias e Educação de Ponta Grossa”. O evento é ‘gratuito’ e está sendo organizado pelo Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o apoio da Prefeitura Municipal, Programa “Vamos Ler” (Jornal da Manhã) e parceiros.
Professores e acadêmicos poderão inscrever trabalhos e participar de mesas-redondas, além disso, até o dia 18 de agosto também está acontecendo o “1º Concurso Latino-Americano para Jovens – Mídias e Educação”. Podem se inscrever jovens com idade entre 13 e 17 anos, orientados por um professor.
Mais informações sobre os dois Encontros e as fichas de inscrição podem ser encontradas no site geral do evento: ecomedu3.wix.com/3ecomedu.